ALE adapta um Manitowoc na Argentina
16 April 2019
Para facilitar movimentação de gindaste, ele foi posto sobre módulo transportador.
A ALE usou um método inovador para adaptar um guindaste de esteira Manitowoc 18000 com módulos autopropelidos, conseguindo assim reduzir muito o tempo de execução do projeto Parque Eólico Loma Blanca na Argentina.
Como o projeto incluía vários desafios, a experiência da ALE em parques eólicos foi essencial para obter uma melhor solução técnica. Por exemplo, os caminhos de terra entre as torres às vezes eram muito estreitos, apenas 6 metros em alguns pontos. Por isso, o guindaste foi adaptado aos módulos autopropelidos para tornar possível o transporte.
Para reduzir o tempo de montagem e desmontagem dos componentes do guindaste, inicialmente ele foi montado sobre vigas existentes e rampas. Nos içamentos, as vigas suportaram as cargas transmitidas.
Uma vez instalado o rotor da turbina eólica, o guindaste se configurou para o parâmetro definido de transporte, tendo em conta as inclinações transversais. Para movimentá-lo, foram usadas 36 linhas de SPMT geração 3 em configuração 4x18. Uma vez ajustadas as amarrações, o guindaste ficava em posição para a próxima plataforma.
Usando sua intensa experiência em equipamentos, desenhou-se uma solução de forma que o guindaste (de 120 metros de altura) pudesse ser movido em uma só peça após a instalação, em vez de desmontá-lo em seções e remontar na próxima posição.
“O cliente contratou a ALE por sua trajetória de inovação e criatividade. Combinando nossa experiência na filial argentina com a da divisão de energia eólica, ALE Wind Services, pudemos adaptar nosso guindaste e assim otimizar a capacidade de instalação. Além disso, escolhendo uma metodologia alternativa à da nossa concorrência e evitando a necessidade de desmontar e remontar a cada içamento, entregamos a melhor opção possível em termos de custo-benefício”, disse Andres Crespo, chefe de engenharia da ALE.
“Estamos avançando bem de acordo com o planejamento graças a esta solução, e com nosso terceiro guindaste adaptado para parques eólicos, estamos mais bem posicionados para enfrentar os desafios que vierem no futuro”. No projeto Loma Blanca II, a ALE foi contratada para instalar 16 geradores de turbinas eólicas na Patagônia.