Air Liquide promove resfriamento de concreto com nitrogênio

30 August 2017

Sistema CryoCrete promete não alterar o traço do concreto, e resfriar melhor.

A multinacional de gases industriais Air Liquide, de origem francesa, está promovendo na América Latina um novo sistema para resfriamento do concreto em canteiros de obra. Trata-se do sistema CryoCrete.

O sistema está baseado na substituição do gelo pelo nitrogênio como instrumento de resfriamento do concreto misturado, dentro da betoneira, antes de lançá-lo. De acordo com a companhia, ao usar o nitrogênio o controle da temperatura do concreto se torna muito mais preciso.

Além disso, o sistema CryoCrete permite não mudar a mistura do concreto com o gelo, que inevitavelmente em parte derreterá e agregará mais água à mistura, modificando o traço do concreto originalmente concebido.

Sua utilização está indicada para condições de calor, como costumam ser muitas partes da América Latina nos verões. Os concretos que podem ser resfriados com o gás da Air Liquide são vários: para fundações, represas, pontes e outras aplicações, inclusive em usinas nucleares, de acordo com a empresa.

A Air Liquide afirma que não há alterações no slump, quantidade de ar, densidade ou tempo de cura no concreto.

Ao contratar o resfriamento CryoCrete, uma empreiteira recebe da Air Liquide um silo com gás nitrogênio, o equipamento de injeção e pessoal qualificado para sua operação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL