Ainda com bons números, construção peruana desacelera

04 October 2013

BCP

BCP

O setor de construção no Peru, ainda que apresente bons números, percebe uma desaceleração na atividade para o futuro próximo.

Em entrevista a um jornal local, o diretor de estudos econômicos do Banco Central do Peru, Juan Carlos Odar, disse que se trabalha com a possibilidade de uma moderação no ritmo da atividade construtora.

A previsão de crescimento para o ano de 2013 é de 10,4%, enquanto para o próximo ano é de 8%, o que, apesar de desaceleração continuam sendo números invejáveis.

Espera-se uma subida da taxa de juros para os próximos meses, e além disso o mercado local percebe uma maior volatilidade no câmbio.

Nesse contexto, a contração de dívidas a médio prazo deverá cair, o que se refletirá em menor quantidade de empréstimos bancários. Como consequência desse ciclo, os preços de imóveis já começam a subir em um ritmo mais de acordo com o da economia.

De fato, as altas de até 35% anuais registradas no mercado imobiliário peruano em períodos recentes já estão se ajustando ao redor de 8% ou 10%. Assim, os temores de que o Peru pudesse viver uma bolha imobiliária começa a esmaecer.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL