A Ahern, empresa que é a dona das marcas Xtreme Manufacturing e Snorkel, é mais uma companhia de sucesso com atividade crescente na América Latina. A empresa se estabeleceu bem na região graças a seus distribuidores, e nos últimos anos fortelaceu sua presença no mercado regional através da Ahern Chile (2017) e Ahern Argentina (2019) países através dos quais a empresa quer expandir com força suas operações latino-americanas.

Matthew Elvin, CEO da Xtreme Manufacturing e da Snorkel, conversou com a CLA sobre como a pandemia impactou as atividades do grupo e qual sua visão para o presente exercício.

Snorkel S4740E

Como avaliam o impacto do covid-19 nas suas operações?

A Snorkel, assim como muitas empresas na região, viu-se afetada pelos fechamentos obrigatórios e as restrições regionais, mas mantivemos as funções locais de atendimento ao cliente de maneira remota ao longo de todo o período através das equipes do Chile e da Argentina. Nosso negócio experimentou os mesmos níveis queda que o resto do mercado nestas regiões, que foram severas reduções com relação ao ano anterior. Não obstante, no último trimestre de 2020 vimos que o apetite dos clientes por novos equipamentos começou a voltar, e esperamos que em 2021 continue melhorando.

O que estão fazendo para se recuperar?

É uma estratégia muito similar a de quando entramos nestes mercados pela primeira vez, que é ser o fornecedor preferido de máquinas de acesso. Trabalhamos continuamente para nos assegurar de conseguir isto, ao ter em estoque as máquinas e as peças de reposição corretos. Nosso pessoal nestes mercados trabalha de maneira pró-ativa com nossos clientes, num enfoque de associação comercial para respaldar seus planos de crescimento.

Para respaldar o nosso crescimento, em janeiro de 2020 mudamos nossa sede no Chile para instalações maiores, destacando nosso investimento contínuo na região e expandindo as capacidades disponíveis para os nossos clientes. Apesar do impacto da pandemia, pudemos estabelecer esta instalação com um padrão muito alto, pronta para ajudar nossos clientes à medida que o mercado volte.

Quais as principais lições aprendidas?

Da mesma forma que para muitas empresas, a capacidade de trabalhar de maneira remota e a necessidade de contar com sólidos recursos online passaram a primeiro plano, quando começaram os bloqueios em março de 2020. Na Snorkel, investimos muito em nossas capacidades online nos últimos dois anos, incluindo a disponibilidade de peças de reposição online, pedidos de peças, biblioteca interativa de publicações técnicas, uma ampla variedade de vídeos de produtos – muitos dos quais estão traduzidos para o espanhol – e acesso para baixar fotos, vídeos e folhetos, para que as empresas locadoras possam atualizar seus próprios sites, redes sociais e catálogos.

No futuro, esta pandemia terá nos ensinado que devemos permanecer ativos na criação destes recursos online e continuar facilitando a comunicação remota. Mas por outro lado, mesmo que a comunicação digital cresça e venha a ter mais importância no futuro, não se deve subestimar a importância e o valor das interações pessoais.

Quais as expectativas para este ano?

Snorkel SR5719E

Estamos cautelosamente otimistas de que continuará havendo um pequeno aumento na demanda, como vimos no final de 2020, e esperamos ver sinais de recuperação ao entrar na segunda metade do ano. Por óbvio, isto dependerá da chegada da vacina, e de como se administre a pandemia durante este período.

Que novidades haverá em termos de máquinas?

A Snorkel lançou muitos modelos novos na CONEXPO-CON/AGG, em março de 2020, incluindo o protótipo da maior plataforma de lança do mundo, a Snorkel 2100SJ, que tem altura de trabalho de até 66 metros, e duas famílias de tesouras de construção de alta capacidade. Muitos destes modelos estarão disponíveis para a América Latina em 2021, mas dos modelos novos que já estão á disposição, destacam-se a tesoura elétrica Snorkel S4740E, e a expansão da linha de manipuladores telescópicos Snorkel.

A nova Snorkel 4740E tem altura máxima de trabalho de 14 metros, mas mede apenas 1,19 metro de largura, sendo um equipamento ideal para trabalhar em espaços de armazém fechados ou de pequena abertura. É a primeira plataforma elevatória da Snorkel que se oferece com uma opção de acionamento hidráulico ou elétrico.

Com peso de 3.100 kg e uma capacidade de elevação de até 250 kg, a S4740E tem as mesmas características e benefícios da família de elevadores de tesoura elétrica existente na Snorkel, incluindo portas de entrada estilo saloon, acesso “de dentro para fora” a componentes essenciais para facilitar o serviço e uma caixa de controle superior fixa com tomadas integradas.

A Snorkel ampliou a oferta de manipuladores telescópicos…

Isso mesmo, a companhia incorporou em 2020 dois novos modelos para terrenos acidentados. O Snorkel SR5719E, um novo manipulador telescópico para terrenos acidentados, que é alimentado por bateria de íons de lítio e que se tornou o primeiro manipulador telescópico totalmente elétrico do mundo, oferece uma capacidade máxima de elevação de 2.600 kg e altura máxima de elevação de até 5,79 metros, sem gerar absolutamente nenhuma emissão.

Alimentado por baterias de íons de lítio e 80V 300Ah, o SR5719E pode funcionar continuamente entre cargas por até seis horas, dependendo das condições do local de trabalho. O carregador integrado proporciona uma carga completa durante a noite, enquanto a opção de carregadores externos está disponível para capacidades de carga rápidas, de até 2,5 horas para carga completa.

O modelo oferece uma redução de até 60% nos custos operacionais sobre o equivalente a diesel, ao mesmo tempo que reduz significativamente o ruído. Construído para lidar bem com terrenos acidentados, compartilha com seu equivalente a diesel a tração permanente nas quatro rodas e um eixo oscilante, e três modos de direção facilitam a sua manobrabilidade, mesmo em espaços reduzidos.

O segundo manipulador telescópico para terrenos acidentados é o Snorkel SR1331, que oferece altura de elevação máxima de 9,5 metros, alcance máximo frontal de até 5,4 metros e pode levantar cargas de até 6.500 kg. Com um peso de 11.090 kg, e propelido por um motor a diesel Deutz, o SR 1331 de serviço pesado tem tração permanente nas quatro rodas e direção nas quatro rodas, com modos de direção dianteira, caranguejo e coordenada, à escolha do operador.

Os modelos SR5719E e SR1331 estão em plena produção e disponíveis sob demanda.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL