Águas Pacífico e Colbún assinam fornecimento de eletricidade 100% renovável para usina de dessalinização

O contrato de fornecimento de energia elétrica, que tem duração de 10 anos e inclui até 280 GWh de energia por ano, garante que o processo de dessalinização de água para empresas industriais e Sistemas de Saúde Rurais nas regiões de Valparaíso e Metropolitanas seja realizado com energia limpa. e sustentável.

O contrato define que a energia a ser utilizada pela usina de dessalinização localizada na comuna de Puchuncaví e pelo sistema de impulsão de água do aqueduto de 105 quilômetros será proveniente exclusivamente de fontes de geração renováveis. (Foto: Aguas Pacífico)

Aguas Pacífico, empresa focada no desenvolvimento de soluções hídricas sustentáveis, e Colbún, empresa de geração de eletricidade com presença no Chile e no Peru, anunciaram a assinatura de um contrato de fornecimento de energia elétrica 100% renovável para a primeira usina de dessalinização multiuso em construção no zona centro do sul do país, com o objetivo de enfrentar a seca provocada pelas alterações climáticas.

O contrato define que a energia a utilizar pela central de dessalinização localizada na comuna de Puchuncaví e pelo sistema de abastecimento de água do aqueduto de 105 quilómetros provirá exclusivamente de fontes de geração renováveis ​​e que será apoiada pela Colbún com Certificados Internacionais de Energia Renovável ( Certificados IREC).

O fornecimento de energia elétrica está dividido em dois contratos: um associado ao consumo da central de dessalinização e obras marítimas; e outro para o sistema de distribuição de água operado com bombas de distribuição e instalações elétricas associadas.

A central de dessalinização e o sistema de distribuição de água, que se encontram em fase de construção, deverão entrar em funcionamento no final de 2025 e Colbún fornecerá 100% das suas necessidades com energia renovável até 280 GWh anuais.

Adaptação às Mudanças Climáticas

O projeto denominado Aconcágua é a primeira iniciativa de dessalinização de adaptação às mudanças climáticas na região central do Chile, transformando a água do mar em água doce polivalente e multicliente, com o objetivo de fornecer água potável a diversos consumidores nas regiões de Valparaíso e Metropolitana, inclusive. operações de mineração e sistemas de saúde rurais, entre outros. A água dessalinizada polivalente que Aguas Pacífico produzirá permitirá agregar uma nova fonte de água não continental, permanente, segura e sustentável ao balanço hídrico da bacia do Aconcágua, favorecendo a adaptação à crise climática; e, ao mesmo tempo, priorizar o uso das águas continentais para consumo humano em detrimento da atividade produtiva, beneficiando seus habitantes e o meio ambiente.

Aguas Pacífico e Colbún anunciaram a assinatura de um contrato de fornecimento de eletricidade 100% renovável para a primeira usina de dessalinização multiuso que está sendo construída na região central do Chile (Foto: Aguas Pacífico).

A Águas Pacífico desenhou seu projeto com altos padrões de eficiência energética ao incorporar a tecnologia de recuperação de energia CRI no processo de osmose reversa, que garante consumo abaixo de 3,6 KWh/m3, o que a coloca entre as usinas de dessalinização mais eficientes.

“Estamos convencidos de que a dessalinização é uma alternativa que nos permite enfrentar de forma eficiente a escassez de água que afeta gravemente os municípios da região de Valparaíso e da região Metropolitana. Mas para que a água dessalinizada seja verdadeiramente sustentável, o seu processo e condução devem ser realizados com recurso a energias renováveis. É uma exigência exigida pelas comunidades, autoridades e também por aqueles que contribuem para o financiamento desta iniciativa sustentável. Estamos orgulhosos de celebrar este acordo com Colbún, pois inaugura uma aliança virtuosa entre um fornecedor líder de energia no Chile e uma nova empresa sustentável de recursos hídricos, que reflecte o compromisso do sector privado com o desenvolvimento de iniciativas de adaptação às alterações climáticas e à sua contribuição para as metas do país de combate aos efeitos das Mudanças Climáticas promovidas pelo Estado”, explicou Javier Moreno Hueyo, Gerente Geral de Águas Pacífico.

Por sua vez, José Ignacio Escobar, CEO da Colbún, destacou que “este contrato reflete o nosso compromisso de continuar a aprofundar a nossa estratégia de crescimento focada nos clientes livres, que são, em última análise, os que impulsionam a procura de energias renováveis ​​no país. Nesse sentido, temos orgulho de fazer parte do Projeto Aconcágua, que representa uma solução inovadora e eficiente para o desafio hídrico que enfrentamos. Com este contrato, também reafirmamos nossa posição como líderes em geração renovável no Chile.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL