Aeroporto de Cartagena será ampliado
11 October 2016
O aeroporto internacional Rafael Nuñez, de Cargena de Indias, Colômbia, viu sua demanda de passageiros subir nos últimos anos. Em 2015, recebeu 3,9 milhões de passageiros e espera-se que este ano mobilize cerca de 4,3 milhões de pessoas. Embora a capacidade da instalação seja de cinco milhões de passageiros por ano, este número limite pode ser alcançado em 2018, e por isso já se planeja uma ampliação e modernização do terminal.
Assim, a Sociedade Aeroportuaria de la Costa (Sacsa), administradora do aeroporto, apresentou à Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) uma proposta de Parceria Público-Privada da iniciativa privada (que na Colômbia se conhece pela sigla APP-IP), para estruturação, projeto, construção, manutenção e operação da ampliação do terminal aéreo, que contemplaria investimentos por cerca de US$ 137 milhões nos primeiros quatro anos.
De acordo com as projeções de tráfego aéreo, em 20 anos o Rafael Nuñez pode estar recebendo por ano um total de nove milhões de passageiros. A ideia da Sacsa é se preparar para este cenário. Se os planos da operadora se concretizarem, já em 2022 o aeroporto de uma das cidades mais turísticas do país será capaz de atender por ano 8,5 milhões de passageiros.
De acordo com o projeto analisado pela ANI, a concessão teria uma duração de 20 anos e quatro deles seriam para adiantar os trabalhos necessários.