Acordo retoma obra de túnel na Colômbia

11 March 2015

la línea túnel colombia

la línea túnel colombia

Um acordo entre o departamento nacional de construção de rodovias da Colômbia, o Invías, e o consórcio construtor do túnel La Línea, projeto emblemático no país, foi anunciado esta semana e colocou novo prazo para o término da obra. O túnel La Línea deverá ser entregue até novembro de 2016. O avanço das obras será monitorado pelo governo e qualquer descumprimento do acordo porá fim ao contrato.

Com isso, alcançou-se uma solução para a grave crise aberta no final do ano passado relativa a este túnel. O Invías chegou a ameaçar declarar a caducidade do contrato com a empreiteira Carlos Collins, principal firma do consórcio, em setembro de 2014. A razão seriam os atrasos no cronograma, que previa entrega do túnel em novembro deste ano.

O novo prazo, precisamente 31 de novembro de 2016, é apenas uma das condições que as construtoras deverão cumprir para que não percam o contrato. Avanços mensais serão exigidos pelo Invías. Além dos mais de oito quilômetros do próprio túnel, a obra prevê a construção de mais de dez pontes, por exemplo.

O acordo assinado prevê um total de 20 metas a cumprir, e qualquer descumprimento dará lugar à suspensão do contrato. Entre as condições financeiras, a seguradora deverá consignar até o dia 18 de março um valor equivalente a cerca de US$ 11 milhões como garantia. Por outro lado, o Invías e outras fontes vão aportar cerca de US$ 124 milhões em capital novo para dar prosseguimento às obras. Mas este novo orçamento só será liberado contra a apresentação de avanços mensais.

O túnel La Línea é fundamental e emblemático porque conectará o interior da Colômbia com seu principal porto, o de Buenaventura. A promessa é diminuir em 80 minutos o transporte de cargas. Hoje em dia, o trajeto se realiza por uma rodovia conhecida como Alto La Línea, contornando o relevo das montanhas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL