Aço Verde do Brasil apresenta material totalmente reaproveitável

A AVB tem como grande diferencial a produção de aço pelo Convertedor LD, que devido ao uso de baixo teor de sucata, confere ao aço um menor percentual de elementos residuais.

O CA50 pode ser produzido em formato de rolos ou feixes de barras e utilizados no endireitamento ou corte e dobra para posterior aplicação na construção civil, sendo utilizado para dar suporte a estruturas de concreto armado. O formato nervurado confere maior aderência ao concreto evitando o seu deslizamento, giro e até mesmo rachaduras no concreto.

O estande da AVB neste ano teve duas vezes maior em comparação ao da edição 2022, e foi projetado para refletir o compromisso sustentável da empresa, já que é composto por um material totalmente reaproveitável.

Durante a feira, a AVB apresentou seus principais produtos voltados para a construção civil: o fio-máquina e os vergalhões CA50 e CA60. O fio-máquina é utilizado na confecção de arames, tela e treliças para construção, enquanto os vergalhões servem como matéria-prima de diversos produtos, como armaduras treliçadas e estribos, além do uso na indústria de corte e dobra.

“Estamos sempre muito atentos, e somos criteriosos em usar  exclusivamente fontes de energias renováveis, realizamos a reutilização econômica dos nossos resíduos. Para os proximos anos, continuamos a investir em novas tecnologias para prevenir a poluição e garantir o reaproveitamento de 100% dos resíduos siderúrgicos gerado na planta.”, ratificou Sandro Marques Raposo - Diretor de ESG e novos negócios da Aço Verde do Brasil

Empresa explicou que a fabricação do Vergalhão CA60 AVB é feita a partir da Trefilação do Fio máquina, que por sua vez é obtido a partir da laminação a quente do tarugo.

O Fio máquina, material liso com tolerâncias dimensionais controladas e de baixo teor em carbono, é puxado por uma de suas pontas e passado por fieiras ou cassetes, pelas máquinas de trefilação, sofrendo assim redução em seu diâmetro e aumento de resistência mecânica. Após as reduções necessárias para se chegar ao diâmetro desejado, o material sofre gravações superficiais. Seu processo de produção atende às exigências da ABNT NBR 7480, além da certificação emitida pela ABNT/Inmetro.

Já o Vergalhão CA50 AVB é o produto adquirido a partir da laminação a quente do tarugo em duas linhas, podendo produzir vergalhões em barras ou rolos. Do minério de ferro extraído por umas das melhores reservas de minério do mundo, somado ao uso do biocarbono de produção própria da AVB, é obtido o ferro gusa líquido, vindo da Aciaria. 

Para a produção do Vergalhão CA50 AVB, os tarugos de aço provenientes da aciaria têm sua seção transversal reduzida após serem reaquecidos e passarem pelas gaiolas de laminação. As suas propriedades mecânicas são obtidas pelo processo de tratamento térmico em linha que se dá por jatos de água em alta pressão e vazão e ventilação forçada. Seu processo de produção também atende às exigências da ABNT NBR 7480, além da certificação emitida pela ABNT/Inmetro.

Foto: KHL // CLA

Além disso, a companhia implementou estratégias para minimizar o consumo de energia, bem como reduzir a geração de resíduos durante o evento. Essas ações colocam a AVB como concorrente ao prêmio “Estande Sustentável 2023”, que premiará empresas expositoras com práticas sustentáveis.

Outra novidade do estande foi a apresentação de um painel digital que permitiu aos visitantes a visualização, em tempo real, da quantidade de quilos de CO2 que são removidos da atmosfera a cada segundo, graças ao plantio e cultivo das florestas plantadas de eucalipto da AVB. O “carbonômetro” vai mostrar a mitigação dos Gases do Efeito Estufa dos 90 mil hectares de plantio de eucalipto, além dos 70 mil hectares de áreas nativas e áreas preservadas (APPs).

“Estamos muito contentes em participar novamente da Concrete Show. Nossa expectativa para esse ano é que mais pessoas e empresas possam conhecer sobre o nosso aço verde e entender o papel da AVB no mercado, além de aprenderem sobre os nossos produtos, inovações e experiência na área da construção civil”, afirmou o Diretor Comercial & Logística da AVB, Leandro Vasconcelos da Costa. 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL