Acesso: pesquisa revela expectativas positivas

10 December 2020

All sectors ACS 2020

A pesquisa de confiança da revista Access International, publicada na edição de outubro-novembro de 2020, mostra expectativas positivas entre os participantes, considerando os desafios causados pela pandemia.

A pesquisa pediu às empresas locadoras, fabricantes, distribuidores e usuários finais do setor de acesso que falassem de suas previsões de crescimento para 2021 e mais adiante. Embora o covid-19 tenha causado distúrbios no setor, os resultados deste ano acabaram fomentando a confiança.

Um exemplo provém do Índice de confiança da pesquisa, no qual se pede que qualifiquem as expectativas para os próximos cinco anos de um máximo de 100. A pesquisa do ano passado teve uma resposta negativa a essa pergunta, com uma pontuação média de 64,8 sobre 100, o que representava uma queda interanual de três pontos. Não se verificava um número tão baixo desde a crise financeira desde 2008.

No segundo semestre do ano passado, as empresas relacionadas com o acesso, particularmente os fabricantes, havia experimentado uma queda inesperada nas vendas após um enfraquecimento do mercado. Desde então, a pandemia causou uma interrupção incalculável na indústria global e uma queda compreensível na confiança, mas o índice da pesquisa deste ano mostra aumento de quatro pontos, ficando em 68. Acima, portanto, de 2015, quando o setor ainda se recuperava da crise financeira da primeira década.

Uma razão para isto poderia ser que muitas empresas sentem que depois dos bloqueios globais, 2021 só pode melhorar. E mesmo que vários participantes tenham usados palavras como “incerto, nebuloso e difícil” para descrever o futuro próximo, há quem veja com otimismo o próximo ciclo.

Dentre os participantes da pesquisa, 22% disseram que não haverá crescimento no ano que vem, enquanto 63% preveem algum crescimento em 2021. Aumentou ligeiramente o porcentual restante, daqueles que consideram que haverá uma redução do tamanho do mercado.

Veja os resultados completos e todas as tabelas na edição de outubro novembro de 2020 da AI.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL