Acesso 50: Foco em frotas

By Access International26 November 2021

A lista das maiores locadoras de equipamentos de acesso do mundo para 2021 mostra situação semelhante à encontrada na tabela do ano passado.

3x2 template med res

Em 2020, países ao redor do mundo estavam em diferentes estágios de covid-19, no entanto, havia uma crença generalizada de que o pior havia passado e que a pandemia logo chegaria ao fim. Embora a pandemia agora pareça estar para sempre, há uma esperança relativamente nova de que os lançamentos de vacinas possam pelo menos abrir parcerias e permitir que funcionem quase “normalmente”.

Como regra geral, as locadoras concentradas na Europa e na América do Norte experimentaram quedas no número de suas frotas de locação em relação a 2020, assim como as de 2020 em comparação com o ano anterior.

Embora haja uma tendência clara de queda entre as empresas norte-americanas e europeias, as quedas percentuais ano a ano não são tão marcantes quanto as encontradas na lista da AccessM20 dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de acesso, que são classificados por receita.

As locadoras têm mais opções do que os próprios fabricantes, pois podem manter o investimento e depreciar sua frota, mantendo um número relativamente elevado de unidades. Ou eles podem variar a composição de sua frota para se concentrar nas aplicações menos afetadas durante uma pandemia, como serviços públicos e outras formas de manutenção.

No entanto, embora os desafios enfrentados por esses mercados de aluguel tradicionalmente fortes persistam, muitos deles estão relatando fortes recuperações e prevendo crescimento para este ano.

10 principais

Olhando para a lista de 2021, os três primeiros estão inalterados em relação ao ano passado, com a norte-americana United Rentals e Sunbelt levando as duas primeiras posições e a Loxam, que opera fora da França (a empresa tem atividades também no Brasil) em terceiro lugar.

Então, algumas mudanças já foram apresentadas. A Mateco saiu da quarta posição, dando espaço para a chinesa Shanghai Horizon, que subiu duas posições. A sexta colocação ficou com a Zhongneng United, que é a nova empresa da lista. Embora o tamanho da frota de Zhongneng seja uma estimativa, o número deve estar próximo do número correto, pois tem crescido rapidamente nos últimos anos.

Outra empresa chinesa que entra no top 10 também é nova, é a Zhejiang Huatie Emergency Equipment Science & Technology, que ficou em décimo lugar.

A velocidade com que as maiores locadoras da China vêm crescendo é incrível, graças a significativas injeções de investimento de capital para criar “megaempresas” que agora dominam grande parte do mercado. Os principais fabricantes chineses de equipamentos de construção em geral, que nos últimos anos lançaram suas próprias divisões de acesso e estão experimentando um crescimento de receita igualmente notável na lista de fabricantes do AccessM20, estão novamente dominando o mercado.

Para ver a classificação completa, baixe nossa última edição ou inscreva-se gratuitamente aqui.

Outras locadoras chinesas mais abaixo na lista deste ano também relataram um crescimento fantástico, mas há desafios reais no país para muitas das locadoras de pequeno ou médio porte que são forçadas a competir com as taxas de ultra-aluguel. -Transferências sob pressão de grandes empresas.

Por outro lado, as locadoras localizadas na Europa estariam passando por situação semelhante, já que as taxas de aluguel também estão sentindo uma forte pressão no continente.

Novas entradas

Além das duas startups chinesas mencionadas no top 10, a lista Access50 deste ano inclui outras empresas. Destaca-se a Vietnam Rental, que já está consolidada no país e amplia o número de empresas do Sudeste Asiático na lista. Sem dúvida, novas empresas desta região continuarão a aparecer nas listas futuras.

Também incluída pela primeira vez está a RentEase, uma das poucas empresas de aluguel de acesso especializadas na Índia, que está tentando popularizar equipamentos elétricos menores e equipamentos recém-adquiridos, em um mercado dominado por máquinas usadas maiores.

Atores latino-americanos

Embora seja uma participação menor, deve-se destacar que há importantes empresas latino-americanas na lista. A primeira delas é a Mills Solaris, empresa que cresceu muito na última vez e que só neste ano adquiriu duas empresas (SK Rental do Brasil e Nest Rental). A empresa, 25ª colocada, possui uma frota de 8.701 aparelhos de acesso e 36 filiais em todo o Brasil.

A segunda empresa latino-americana listada é o Grupo ALO, empresa sediada no Chile, mas com participação em outros países como Argentina, Colômbia, Panamá e Peru. A empresa teve um aumento de 3,2% na frota de acesso, atingindo 1.766 unidades e ficou na 61ª posição.

Por fim, há outra brasileira, a Estaf Equipamentos, para a qual a Access International estima uma frota de acesso de 1.350 unidades e que estaria localizada na posição 66.

A pesquisa

Esta pesquisa foi realizada por meio de campanhas de e-mail nos dois meses anteriores à publicação deste relatório. As empresas com frotas de PTAM com mais de 500 unidades foram solicitadas a fornecer as quantidades de cada tipo de plataforma em sua frota, juntamente com outros detalhes mostrados na lista. Este ano, pela sexta vez, mostramos também o número de manipuladores telescópicos da frota de cada empresa. Quando não há números disponíveis, fazemos uma estimativa.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL