Aceleradas as obras da Torre Alvear, na Argentina

Torre Avelar

Torre Avelar

Estão aceleradas as obras da Torre Alvear, no centro de Buenos Aires. O projeto, com orçamento estimado em US$130 milhões, tem uma notoriedade instantânea devido sua grandiosidade, pois o edifício de 235 metros será o maior de toda a Argentina e o segundo da América do Sul.

Pela imponência da obra e a exigência de estar pronta ao fim de 2015, o projeto exige um equipamento robusto para sua construção, o que levou a CRIBA (empresa contratada para a execução da obra) a buscar grande fonte de tecnologia e rapidez no sistema de guindastes.

Os guindastes escolhidos foram os Potain MC 205 B, que pertencem à linha rápida da Manitowoc, e que muito embora se adaptem bem a qualquer tipo de projeto, podem trabalhar em grandes alturas (acima de 200m) com uma capacidade de corda de 550 metros no tambor de torno a uma velocidade de 117 metros por minuto por cerca 12 horas diárias instalando barras de reforço, cofragem e equipamentos que ajudam no preparo do cimento. Além disso, eles têm um sistema interno de controle de rádio que permite ao operador controlar a carga, a altura, o gancho e muitos outros dados que podem evitar falhas na operação.

A empresa, portanto, optou por instalar dois destes guindastes: um fora do edifício, utilizando seções de 2 metros do mastro a uma longitude configurada para ascender até 260 metros; e o outro dentro dele, configurado para aumentar à medida que se constrói cada piso e dar acesso a eles. A capacidade de operação destas máquinas está garantindo o êxito da CRIBA em entregar a obra no prazo determinado.

Depois de finalizada a construção, a máquina instalada por fora do edifício irá auxiliar na desmontagem da que está no interior dele. Para essa desmontagem, a operação é bem menos exigente já que os mastros do equipamento se reduzem até o tamanho de um guindaste móvel.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL