Aceleradas as obras da Torre Alvear, na Argentina

By Juliana De Andrade02 July 2015

Torre Avelar

Torre Avelar

Estão aceleradas as obras da Torre Alvear, no centro de Buenos Aires. O projeto, com orçamento estimado em US$130 milhões, tem uma notoriedade instantânea devido sua grandiosidade, pois o edifício de 235 metros será o maior de toda a Argentina e o segundo da América do Sul.

Pela imponência da obra e a exigência de estar pronta ao fim de 2015, o projeto exige um equipamento robusto para sua construção, o que levou a CRIBA (empresa contratada para a execução da obra) a buscar grande fonte de tecnologia e rapidez no sistema de guindastes.

Os guindastes escolhidos foram os Potain MC 205 B, que pertencem à linha rápida da Manitowoc, e que muito embora se adaptem bem a qualquer tipo de projeto, podem trabalhar em grandes alturas (acima de 200m) com uma capacidade de corda de 550 metros no tambor de torno a uma velocidade de 117 metros por minuto por cerca 12 horas diárias instalando barras de reforço, cofragem e equipamentos que ajudam no preparo do cimento. Além disso, eles têm um sistema interno de controle de rádio que permite ao operador controlar a carga, a altura, o gancho e muitos outros dados que podem evitar falhas na operação.

A empresa, portanto, optou por instalar dois destes guindastes: um fora do edifício, utilizando seções de 2 metros do mastro a uma longitude configurada para ascender até 260 metros; e o outro dentro dele, configurado para aumentar à medida que se constrói cada piso e dar acesso a eles. A capacidade de operação destas máquinas está garantindo o êxito da CRIBA em entregar a obra no prazo determinado.

Depois de finalizada a construção, a máquina instalada por fora do edifício irá auxiliar na desmontagem da que está no interior dele. Para essa desmontagem, a operação é bem menos exigente já que os mastros do equipamento se reduzem até o tamanho de um guindaste móvel.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL