Acciona participa da primeira carga de aduelas para as obras da Linha 6-Laranja de metrô

Este é um passo importante para que finalmente as obras da Linha Laranja avancem. As estruturas de concreto serão fundamentais para o avanço das tuneladoras que seguirão no sentido sul e norte, com início ainda em dezembro e no primeiro semestre de 2022, respectivamente.

A Concessionária Linha Universidade e a construtora ACCIONA realizaram o transporte da primeira carga de aduelas que irão revestir os túneis da Linha 6-Laranja de metrô.

As nove aduelas saíram da Fábrica de Aduelas, localizada no bairro de Perus (SP), e seguiram para o Túnel de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê, onde serão fundamentais para o início da operação das tuneladoras (tatuzão) que farão a perfuração da linha.

O primeiro equipamento deve entrar em operação ainda este mês. A partir do poço central, percorrerá dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo até a estação São Joaquim. Outra etapa das obras, no primeiro semestre do próximo ano, prevê a instalação de equipamento similar para a perfuração de 5,3 quilômetros no sentido norte – até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.

A tuneladora que percorrerá o trecho sul pesa 2.000 toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Com ela, é possível perfurar aproximadamente 12 metros por dia.

A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para a sua operação são necessárias aproximadamente 50 pessoas.

A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia à estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos.

As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos diretos e indiretos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL