Acciona ganha obras de ampliação da barragem de Talabre

Ouça este artigo

A obra, adjudicada pela Codelco, conta com um orçamento de cerca de 260 milhões de dólares para ampliação das paredes perimetrais e realização de obras conexas.

Numa estratégia que fortalece a sua presença na área da mineração, a Acciona obteve a nona etapa de expansão do depósito de rejeitos da mina Talabre pela Codelco, principal mineradora estatal do Chile e maior produtora de cobre do mundo. Esta adjudicação, localizada na Divisão Chuquicamata da empresa de cobre, na região do Atacama, implica um investimento de 244 milhões de euros (cerca de 263 milhões de dólares).

Camiones mineros (Foto: Acciona)

Ele busca aumentar a capacidade de armazenamento do armazém. A primeira fase contempla a elevação de 5 muros perimetrais até atingir 2.500 metros acima do nível do mar. Mais tarde, na segunda fase, a parede norte subirá até 2.503 metros acima do nível do mar. Para isso, será realizada a movimentação de aproximadamente 9,7 milhões de metros cúbicos de aterros compactados e a escavação de mais de dois milhões de metros cúbicos.

Complementando este grande projeto, a empreitada inclui importantes obras adicionais. Destacam-se a instalação de 30 quilómetros de linhas de média tensão, a implementação de estações elevatórias e sistemas avançados de captação e recirculação de água. A duração estimada de todas essas operações é de três anos, gerando cerca de 1.000 novos empregos no processo.

Experiência em mineração

A relação da Acciona com a Codelco não é nova. Atualmente, a empresa trabalha na construção de túneis de extração e injeção de ar para a exploração subterrânea de Chuquicamata e no desenvolvimento minerário dos macroblocos do projeto Mina Subterrânea de Chuquicamata (PMCHS). Este último compromete-se a criar mais de 30 quilómetros de túneis que garantirão o funcionamento da Codelco durante meio século.

A Acciona também administra a sétima etapa de expansão do reservatório Carén, a cargo da Divisão El Teniente da Codelco, e constrói o depósito de rejeitos da mineração Pampa Austral, em Rajo Inca, projeto que faz parte da expansão da Divisão Salvador, no Atacama.

Estes avanços consolidam a ACCIONA como parceiro estratégico no desenvolvimento mineiro no Chile, nomeadamente com a estatal Codelco, reforçando o seu compromisso e experiência no setor.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL