ACCIONA fecha acordo para finalizar metrô paulista

By Gabriel Lira23 March 2021

A empresa espanhola líder em infraestrutura fechou um acordo com o STOA para terminar as obras da linha 6 do Metrô de São Paulo.

A empresa ACCIONA chegou a um acordo como o STOA, sendo que a primeira vendeu 12,3% de participação na Concessionária Linha Universidade (CLU). O STOA é um fundo de investimento especializado em projetos de infraestrutura em economias emergentes, enquanto que a CLU é a concessionária encarregada da linha 6 do Metrô de São Paulo.

Com isto, o STOA passa a ser o primeiro investidor da ACCIONA que se incorpora à maior iniciativa de parceria público-privada para projetos de infraestrutura em toda a América Latina. Por exemplo, este projeto precisa investimentos de US$2,7 bilhões. Só com sua chegada, o STOA desembolsou mais de US$50 milhões em gastos imediatos da construção do metrô.

Vale lembrar que o projeto do Metrô de São Paulo está parado desde 2016, quando estava ainda em sua fase inicial. Espera-se que em 5 anos o projeto este pronto para começar a transportar passageiros. Após sua inauguração, A CLU será responsável da manutenção e operação do projeto pelos próximos 19 anos.

Depois de entrar em operação, a expectativa é que o metrô seja capaz de transportar até 600 mil passageiros por dia através de suas 15 estações e 15 quilômetros de extensão, atravessando bairros residenciais e universitários.

A ACCIONA já conta com 3 mil quilômetros de experiência em vias férreas, dos quais quase a metade são trens de alta velocidade. Além disso, já executou mais de 600 quilômetros de túnel para outros projetos. Além de já ter formado parte do Metrô de São Paulo, participando da construção da linha 2, a empresa também participou da linha 3 do Metrô de Santiago do Chile e esta próxima a terminar a linha 1 do Metrô de Quito, no Equador.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL