Acciona entrega projeto de água
By Cristián Peters04 August 2021
Trata-se da construção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) localizada no sul do Equador, em Loja e que a Acciona acaba de entregar suas obras. É preciso dizer que essa planta tem capacidade para 87,5 mil metros cúbicos por dia e pode atender pouco menos de meio milhão de habitantes.

A usina está localizada em um território de 10,5 hectares e sua entrada em operação evitará que as águas residuais cheguem ao rio Zamora. Desta forma, a nova infraestrutura de tratamento de água inclui uma zona de pré-tratamento, zona de sedimentação primária, tratamento biológico de espécies, decantação secundária, zonas de desinfecção e linha de lamas.
A iniciativa, liderada pela empresa espanhola, custou mais de US$ 17 milhões e foi cofinanciada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina. Além disso, prevê-se numa fase futura desenvolver a infraestrutura ideal para o tratamento de lamas sólidas que possam contribuir para a geração de eletricidade para o consumo da estação de tratamento de Loja. Vale lembrar que a Acciona está no Equador desde 2012 e já desenvolveu grandes projetos, também no setor de água. Entre eles, destaca-se a Estação Elevatória La Pradera, em Guayaquil.
Paralelamente, participou na construção da captação e purificação de água em Esmeraldas, no norte do país. Este recinto tem capacidade para 43.200 metros cúbicos por dia e atende uma população de cerca de 200.000 pessoas.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

