ACCIONA constrói um estaleiro gigante no Brasil dentro do complexo do Açu

20 July 2011

Acciona Dique Brasil

Acciona Dique Brasil

A ACCIONA foi selecionada pelas empresas LLX-OSX, do grupo EBX, para ser responsável pela engenharia, desenho e construção dos diques exteriores de um estaleiro na localidade de São João da Barra, no Brasil, o maior da América Latina e destinado a se tornar referência para a construção naval do país. O investimento para o projeto superará os 400 milhões de euros.

A proposta da ACCIONA inclui tecnologia própria para dotar de diques de abrigo aos acessos do estaleiro mediante o sistema construtivo de gavetas, fato que pode ser considerado uma iniciativa pioneira na América Latina e tem sido uma inovação chave para a adjudicação do projeto da companhia.

Este sistema tem sido utilizado pela ACCIONA em diversos projetos portuários na Espanha, como Algeciras, Tarragona, Escombreras e El Ferrol, e está baseado na construção de diques artificiais com gavetas de concreto de grandes dimensões (66x24x21). O projeto tem exigido a navegação desde a Espanha até a zona de trabalho do dique flutuante Kugira, que fabricará as gavetas que serão utilizadas na construção dos diques. A execução do projeto vai contar com a construção de mais de 3,8 quilômetros de diques, dos quais 2,8 quilômetros serão conseguidos de forma artificial a partir de gavetas fabricadas com concreto.

O Estaleiro do Açu forma parte do macroprojeto do Açu, impulsionado pelo grupo empresarial EBX. Será um super porto que contará com um conjunto de terminais portuários: TX1 com uma ponte de acesso de 3 km e TX2 com 14 km de cais, com o objetivo de deixá-lo acessível aos grandes buques de transporte de mercadorias.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL