ABNT apresenta normativa para gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil

Atenção deve ser redobrada em questões como coleta seletiva, o transporte seguro, o armazenamento adequado e a disposição final adequada dos resíduos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou recentemente uma nova norma inovadora para o gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil. Essa iniciativa visa estabelecer diretrizes e procedimentos para lidar com o descarte e tratamento adequados de resíduos sólidos, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a proteção ambiental.

Trata-se da ABNT NBR 17100-1 – Gerenciamento de resíduos Parte 1: Requisitos gerais.

Los residuos de hormigón tienen un gran potencial para ser reciclados en comparación con otros desechos. A ABNT ressalta a importância da adoção dessa norma por empresas, órgãos públicos e demais instituições envolvidas no gerenciamento de resíduos sólidos. (Foto: Savoieleysse / AdobeStock)

A implementação dessa nova norma da ABNT para o gerenciamento de resíduos sólidos é um passo importante para enfrentar os desafios ambientais que o país enfrenta. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de reduzir o impacto dos resíduos no meio ambiente, essa norma surge como um guia para a adoção de práticas mais responsáveis.

Uma das principais inovações é o estímulo à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, como forma de minimizar os impactos ambientais. Ela incentiva a implementação de programas de gestão de resíduos sólidos nas organizações, envolvendo a conscientização dos colaboradores e a adoção de práticas sustentáveis.

A norma estabelece critérios para a classificação dos resíduos sólidos, levando em consideração seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Além disso, ela define responsabilidades e requisitos para o manejo correto desses resíduos, abrangendo desde a sua geração até a sua destinação final. Isso inclui a coleta seletiva, o transporte seguro, o armazenamento adequado e a disposição final adequada dos resíduos. 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL