Abimaq prevê alta de 30% no investimento este ano

20 February 2019

Associação de fabricantes de máquinas e equipamentos está otimista com o ano que começa.

abimaq

O departamento de estatísticas da Abimaq informou que os associados – fabricantes de máquinas e equipamentos instalados no Brasil – podem investir um valor que, em dólares, pode chegar a 725 milhões em 2019, o que significaria uma alta de 30,1% em relação a 2018.

Nos últimos anos, a indústria de máquinas e equipamentos vem apresentando uma relação muito baixa entre investimento e receita líquida com vendas, chegando a se situar em 3,7% em 2018, muito inferior a outros anos anteriores, como a média registrada entre 2010 e 2013, que foi de 9,3%.

Além disso, a pesquisa revelou que as pequenas e médias empresas estão mais dispostas a investir este ano com uma previsão superior aos investimentos realizados em 2018, 48,7% a mais entre as pequenas e 50,3% a mais entre as médias. As grandes empresas estariam mais dispostas a investir, mas em menor escala: 17,9% a mais do que em 2018.

O estudo afirma que, dos investimentos esperados em 2019, 35,5% devem destinar-se à modernização tecnológica, 30,5% à reposição de máquinas depreciadas, 24% à ampliação da capacidade industrial e 10% a outras áreas associadas. Neste sentido, João Marchesan, presidente da Abimaq, afirmou que “o que deverá impulsionar os investimentos é a nova rodada de concessões de infraestrutura”.

Além disso, o executivo setorial disse também que “o equilíbrio fiscal deve ser mais contundente, pois isso é essencial para reduzir a insegurança nos investimentos. Também é necessário reduzir a insegurança jurídica, manter o câmbio competitivo e a inflação controlada, além de simplificar e diminuir a carga tributária, ter mais disponibilidade de crédito e facilitar o acesso a juros de mercado menores do que o retorno das atividades das empresas”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL