ABB vai equipar maior planta de reciclagem de baterias do mundo

A especialista em automação ABB vai fornecer sistemas elétricos para a maior planta de reciclagem de baterias já construída no mundo, informou a empresa em comunicado publicado em seu website.

A organização suíço-sueca disse que vai fornecer os conjuntos de cubículos e drivers elétricos da planta de reciclagem de baterias que a Northvolt está construindo em Skellefteå, na Suécia, para abastecer de metais uma fábrica adjacente de baterias já em operação, cuja capacidade produtiva equivale a 60 GWh por ano.

Com operação prevista para 2023, a unidade de reciclagem vai processar até 125 mil toneladas anuais de baterias usadas. A maior do tipo já feita no mundo, a instalação deve fornecer pelo menos metade do lítio, níquel, cobalto e manganês demandado pela empresa até 2030, quando a Northvolt projeta ter capacidade anual equivalente a 150 GWh, a partir das operações na Suécia e na Alemanha.

“O aumento da demanda por baterias torna necessária a reciclagem para que tenhamos acesso sustentável e confiável a minerais”, explicou no texto Emma Nehrenheim, diretora de meio ambiente da Northvolt. “A nova fábrica da Revolt Ett [nome dado à planta de reciclagem] vai nos ajudar a atingir esse objetivo, ao permitir que realizemos como empresa nossa missão de produzir as baterias mais verdes do mundo”, disse.

Anexa à fábrica de baterias da Northvolt (acima), na Suécia, unidade vai reciclar 125 mil toneladas de baterias por ano Northvolt. Foto: ABB

O investimento em reciclagem da fabricante tem por base a perspectiva de demanda para reservas de energia de alta densidade de aplicações automotivas e industriais, que, segundo o Fórum Econômico Mundial, deve crescer 14 vezes até 2030, puxada, principalmente, pelas vendas de veículos elétricos em todo o mundo.

A planta também terá papel importante na estratégia de sustentabilidade da Northvolt, que ambiciona reduzir a pegada de carbono de suas baterias para 10 kg de CO₂ por kWh até 2030, abaixo, inclusive, da pegada média atual do setor, de 98 kg CO₂ por kWh, com a eliminação total da energia fóssil de seus processos produtivos.

“Este é o primeiro contrato da ABB no estratégico segmento de reciclagem de baterias,” afirmou Staffan Södergård, gerente de negócios de baterias da ABB. “O projeto com a Northvolt nos dá a oportunidade de atuar com redução de emissões, reúso e proteção de cadeias produtivas essenciais”, disse.

Desde 2017, a ABB e a Northvolt mantêm relacionamento comercial e desenvolvem soluções conjuntas. A ABB, inclusive, tem participações na Northvolt por meio da ABB Technology Ventures (ATV), unidade de investimento de risco da companhia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL