ABB Robótica e Porsche Consulting colaboram para automatizar a indústria da construção

Previsão é que a automação do setor da construção aumente 85% até 2030, à medida que cresce a procura de habitações novas e melhores face à crescente escassez de mão de obra no setor.

A ABB Robótica e Porsche Consulting anunciaram sua colaboração para impulsionar a automação na indústria da construção com um projeto piloto para desenvolver novas práticas inovadoras na fabricação de habitações modulares.

A colaboração ajudará a satisfazer a necessidade de edifícios mais acessíveis e sustentáveis ​​e a reduzir o impacto ambiental da construção, num contexto de escassez generalizada de mão de obra e de competências.

“A indústria da construção enfrenta inúmeros desafios. Fábricas altamente automatizadas para edifícios podem oferecer habitações de maior qualidade e mais acessíveis. Ao combinar as soluções robóticas líderes da ABB e o conhecimento da Porsche Consulting no planeamento e gestão de fábricas de última geração, queremos ajudar a transformar esta importante indústria”, afirmou Eberhard Weiblen, Presidente do Conselho Executivo da Porsche Consulting.
“Acreditamos que há uma oportunidade clara de transformar este setor e a forma como as casas são construídas, automatizando o processo de fabricação de componentes modulares”, acrescentou Marc Segura, Presidente da Divisão de Robótica da ABB. “Uma automação maior e mais inteligente é a resposta à escassez generalizada de mão de obra e esta colaboração aumentará a produtividade, permitirá uma maior personalização e práticas de construção mais sustentáveis ​​e eficientes.”

As profissões relacionadas com a construção normalmente dominam a lista de falta de mão de obra, um fator que contribui para a escassez de habitação em muitos países. Nos Estados Unidos, a falta de mão de obra está contribuindo para um déficit habitacional de quase quatro milhões de habitações, enquanto a Alemanha deverá ter escassez de oferta habitacional em 35 das suas cidades até 2030.

O setor da construção tradicional está lutando para satisfazer a procura de novas habitações, enquanto o desempenho ambiental e a eficiência dos edifícios precisam de melhorar, juntamente com a adoção de métodos de construção mais sustentáveis. Estas incluem a redução do transporte de matérias-primas para os locais de construção e a eliminação dos custos e impactos correspondentes da remoção de materiais e resíduos indesejados. Estima-se que isso represente até 25% do material transportado para um canteiro de obras.

A construção está atrás de outras indústrias na adoção de automação e robótica. Numa pesquisa global realizada pela ABB com 1.900 grandes e pequenas empresas de construção na Europa, nos EUA e na China, apenas 55% das companhias do setor afirmam usar robôs, em comparação com 84% no setor automotivo e 79% na indústria da transformação. A pesquisa também mostra que 81% das empresas de construção planejam introduzir ou aumentar o uso da robótica e da automação na próxima década.

Fábrica de construção de animação conceitual. Foto: ABB

A construção está atrás de outras indústrias na adoção de automação e robótica. Num inquérito global encomendado pela ABB a 1.900 grandes e pequenas empresas de construção na Europa, nos EUA e na China, apenas 55% das empresas de construção afirmam usar robôs, em comparação com 84% no setor automotivo e 79% na indústria da transformação. A pesquisa também mostra que 81% das empresas de construção planejam introduzir ou aumentar o uso da robótica e da automação na próxima década.

“Compreendemos a importância da habitação sustentável e acreditamos que a transferência de tecnologia e conhecimentos para o setor da construção proporcionará o impacto positivo que temos visto noutras indústrias”, acrescentou Eberhard Weiblen, da Porsche Consulting.
“Daremos vida ao nosso projeto e demonstraremos como a construção modular robótica pode ajudar a apoiar as mudanças que a nossa sociedade exige. A abordagem conjunta levará a construção modular a um novo nível em termos de qualidade, eficiência, design e sustentabilidade”, concluiu Marc Segura da ABB.
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL