ABB lança robô para melhorar eficiência logística

By Luciana Guimaraes07 June 2022

Foi lançada pela ABB, a célula standart de Despaletização robótica, uma solução para lidar com tarefas complexas de despaletização nas indústrias de logística, comércio eletrônico, saúde e bens de consumo embalados.

Usando um sistema de visão, o novo robô da ABB pode avaliar rapidamente uma ampla gama de diferentes tipos de caixas, permitindo que os clientes processem cargas variadas de forma eficiente com muito pouco esforço de engenharia e curto tempo de configuração.

Layouts podem ser adaptados de acordo com a necessidade. Foto: ABB

Com a capacidade de despaletizar caixas empilhadas em uma variedade de configurações de paletes simples e mistos, a solução da ABB ajuda a atender a essa necessidade, permitindo o manuseio mais rápido e preciso.

A ABB ainda diz que, não só as tarefas de despaletização estão se tornando mais complexas à medida que a composição e configuração dos paletes se tornam mais variadas, mas esses trabalhos de classificação anteriormente manuais são tipicamente caracterizados por alta rotatividade de pessoal e aumento dos custos de recrutamento.

A célula de Despaletização Robótica da ABB resolve esses problemas usando algoritmos avançados de sistema de visão e aprendizado de máquina (machine learning) para processar de forma rápida e eficiente paletes de até 2,8 m de altura, sendo a única solução atualmente capaz de operar nessas dimensões.

Como funciona

O software Robotic Depalletizer da ABB usa as informações coletadas pelo sensor de visão para fornecer ao robô um ponto de pega adequado para cada caixa. O robô então pega a caixa – pesando até 30 quilos – e a coloca em outro palete ou em um transportador de saída. A velocidade e a precisão do sistema permitem que ele trabalhe a uma taxa de pico de até 650 ciclos por hora, 24 horas por dia.

Os layouts colaborativos modulares podem ser adaptados para atender às necessidades do cliente e incorporar sistemas avançados de scanner a laser e radar e cortina de luz para escanear os arredores do robô, garantindo a segurança dos trabalhadores. Para aumentar ainda mais a flexibilidade, a Célula de Despaletização Robótica da ABB também pode ser integrada a robôs móveis autônomos para produzir um sistema de manuseio de mercadorias altamente capaz e flexível para armazéns e centros de expedição, com tempos de configuração tão curtos quanto três semanas.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL