A Tracbel está comprometida com a auto-sustentabilidade

Tracbel busca autosustentabilidad con energía solar. (Foto: Tracbel)

A Tracbel, distribuidora de equipamentos para construção, mineração, logística, transporte e agronegócios, comercializa produtos e presta serviços para as marcas Volvo (equipamentos de construção, chassis de caminhão e ônibus), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamentos florestais), Michelin e Camso (pneus comerciais) e Kalmar (equipamentos portuários e logísticos), no Brasil, aposta na auto-sustentabilidade através da energia solar.

A empresa já possui uma unidade de energia solar totalmente auto-sustentável em sua filial Sumaré (Campinas, SP), onde está pilotando um projeto de geração de energia limpa em toda a rede da empresa, como parte do compromisso do grupo em cumprir as Metas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. “O respeito ao meio ambiente é um dos princípios centrais da Tracbel. Estamos expandindo nossos investimentos nesta área. Queremos expandir nossas operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível”, diz Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel

Luiz Gustavo Rocha - CEO Grupo Tracbel Luiz Gustavo Rocha - CEO Grupo Tracbel. (Foto: Tracbel)

O grupo conta com 31 unidades em 15 estados brasileiros.

Modelo Sumaré

O modelo adotado em Sumaré foi a instalação de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar para autoconsumo. Instalados ao longo do telhado, os 190 módulos de 534 watts e 2,6 m² têm uma potência de 101,7 KWp. “Todo o sistema tem uma capacidade de geração de 154,4 MWh/ano, equivalente ao consumo de 110 casas”, diz Igor Rocha, gerente administrativo da Tracbel S/A, e responsável pelo projeto no grupo.

Dimensionada para fornecer somente esta unidade, a planta gerará 95% de toda a energia consumida em suas instalações. Somente no primeiro mês de testes, em janeiro deste ano, a economia gerada foi de 65%. “Além do benefício ambiental, há também vantagens econômicas, pois espera-se que os preços da eletricidade subam ainda mais em 2022”, diz o engenheiro Luis Capanema, diretor da Cape Inovação e Tecnologia, uma consultoria em energia solar que prestou consultoria técnica.

Mercado em expansão

Tracbel busca autosustentabilidad con energía solar. Tracbel busca a auto-sustentabilidade com a energia solar. (Foto: Tracbel)

O número de usinas de energia solar nas empresas e residências brasileiras está crescendo exponencialmente. Na semana passada, o país atingiu uma capacidade instalada de energia solar de 14 gigawatts (GW), a mesma capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL