A Sacyr Concesiones e a ANI iniciam um projeto de recuperação dos ecossistemas do Canal del Dique na Colômbia

Esta iniciativa público-privada, liderada pela concessionária Ecosistemas del Dique, visa restaurar os ecossistemas e melhorar a qualidade de vida das comunidades da região do Caribe colombiano

Proyecto de restauración de los ecosistemas degradados del Dique Projeto de restauração dos ecossistemas degradados da represa (Foto Sacyr).

A empresa Sacyr Concesiones e a Agência Nacional de Infraestruturas (ANI) iniciaram oficialmente o projeto “Recuperação dos ecossistemas degradados do Canal del Dique”, uma iniciativa que visa reabilitar e proteger os ecossistemas da zona das Caraíbas colombianas. Este projeto, realizado em colaboração com a concessionária Ecosistemas del Dique, foi considerado um desafio único para a Sacyr, pois é o primeiro ativo do seu portefólio totalmente focado na sustentabilidade ambiental e social.

O Canal del Dique, com uma extensão de 115 quilômetros desde o município de Calamar até a Baía de Cartagena, no Departamento de Bolívar, é o cenário principal deste ambicioso projeto. Com uma área de influência que abrange 435.000 hectares, entre marinhos e continentais, a iniciativa tem como principal objetivo melhorar a qualidade da água e mitigar a erosão costeira, além de reduzir a sedimentação nas baías de Cartagena e Barbacoas.

Rafael Gómez del Río, CEO da Sacyr Concesiones, expressou seu entusiasmo por este projeto inédito: “Este projeto representa um desafio verdadeiramente único para nós, pois é o primeiro ativo em nosso portfólio vinculado 100% à sustentabilidade ambiental e social. Vamos trabalhar em equipa com a ANI e com os restantes grupos de interesse no desenvolvimento e bem-estar das comunidades da área de influência e na recuperação dos ecossistemas degradados.”

A execução das obras incluirá a construção de dois complexos de eclusas e portões em Calamar e Puerto Badel. Essas infraestruturas serão essenciais para controlar o fluxo de água e evitar a intrusão salina, bem como para mitigar a erosão costeira e a entrada de sedimentos nas baías de Cartagena e Barbacoas. No total, serão realizadas 36 intervenções em pontos específicos ao longo do canal para restaurar ecossistemas degradados.

A expectativa é que as obras tenham um impacto significativo na região, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de habitantes em 19 municípios dos departamentos de Atlântico, Bolívar e Sucre. Os resultados do projeto serão visíveis após a conclusão de todas as obras, proporcionando às comunidades locais uma melhor qualidade de vida e um ambiente mais saudável.

O investimento total do projeto ascende a 1.221 milhões de euros, dos quais 678 milhões se destinam à conceção e construção das infraestruturas necessárias. O prazo da concessão é de 15 anos, divididos em três fases: pré-construção (18 meses), construção (4 anos e 3 meses) e operação e manutenção (9 anos). Além dos benefícios ambientais e sociais, espera-se que essa infraestrutura multimodal ajude a região a se adaptar às mudanças climáticas.

O investimento social aproximado do projeto será de cerca de 70 milhões de euros, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades do entorno do Canal del Dique. Da mesma forma, espera-se que o projeto gere aproximadamente 60.000 empregos, diretos e indiretos, e que sejam feitas contribuições para projetos produtivos, treinamento de fortalecimento comunitário, programas de educação ambiental e desenvolvimento de infraestrutura comunitária, entre outros programas.

A recuperação dos ecossistemas degradados do Canal del Dique é considerada um projeto único e transformador na Colômbia e na América Latina, pois se adapta às necessidades específicas do canal, do território e de suas comunidades. Tanto o governo colombiano quanto a Ecosistemas del Dique trabalham juntos para o desenvolvimento da região do Caribe e o bem-estar das comunidades vizinhas, dando um excelente exemplo em termos de sustentabilidade e conservação ambiental.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL