A primeira estrutura subterrânea do mundo construída por robôs
By Cristián Peters Quiroga21 October 2022
A hyperTunnel, uma empresa de tecnologia com sede no Reino Unido, revelou a primeira estrutura subterrânea totalmente construída por robôs do mundo, construída em suas instalações de P&D em North Hampshire Downs, Reino Unido.
Diz-se que o novo método de construção automatizado da empresa foi projetado para construir túneis mais de dez vezes mais rápido e pela metade do custo dos métodos convencionais. A abordagem é considerada significativamente mais amigável ao meio ambiente através do uso de materiais sustentáveis, como concreto de baixo carbono.
Usando métodos de construção de enxames de acordo com um gêmeo digital do túnel, uma frota de robôs ‘hiperBot’ entra no solo através de um arco de tubos HDPE, diz o hyperTunnel. Uma vez dentro, os robôs imprimem em 3D o casco do túnel implantando material de construção diretamente no solo.

O processo hyperTunnel foi usado como parte de um projeto Network Rail que envolveu a investigação das tecnologias que são essenciais para reparos de túneis de baixa interrupção para a infraestrutura ferroviária regional do Reino Unido.
Steve Jordan, co-CEO e co-fundador do hyperTunnel, disse: “Revelar nosso primeiro túnel de demonstração em larga escala é um grande passo, não apenas para o hyperTunnel, mas para as indústrias de construção e túneis que estão ansiosamente antecipando a prontidão de nossos abordagem para usar, conforme apropriado, em seus projetos globais.
“Embora o uso de robôs exclusivamente para construir estruturas subterrâneas seja dramaticamente diferente, as tecnologias que contribuem, como gêmeos digitais, robótica, impressão 3D e levantamento digital subterrâneo, apoiadas por IA e VR, são comprovadas em outros setores. Na verdade, o método in-situ do hyperTunnel tem como objetivo eliminar o risco de projetos de construção.”
No início deste ano, o hyperTunnel recebeu financiamento de 1,88 milhão de euros do esquema Acelerador do Conselho Europeu de Inovação (EIC), o principal programa de inovação da Europa, além de receber um investimento financeiro da Vinci.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

