A mineração, as infraestruturas e as energias renováveis são os sectores com maior potencial de crescimento no Chile

As oportunidades mais relevantes no Chile estão ligadas às áreas de energias renováveis, infraestruturas e mineração.

As oportunidades mais relevantes no Chile estão ligadas às áreas de energias renováveis, infraestruturas e mineração, afirmou Roberto Darrigrandi Undurraga, Diretor Académico da Lampro USA, durante o road show realizado pela Messe Muenchen do Brasil, em Santiago. Em sua apresentação, Darrigrandi mostrou que o mundo se recuperou da crise gerada pela covid-19, e por isso deve crescer de forma mais consistente nos próximos anos, mesmo diante de uma inflação persistente.

Roberto Darrigrandi, Diretor Acadêmico da Lampro USA.

Especificamente sobre o Chile, apesar da recessão e das baixas perspectivas de crescimento, o país é considerado estratégico na mineração, sendo o maior produtor de cobre (com cerca de 29% da produção mundial) e o segundo maior em lítio (com cerca de 22%). Em 2022, foi o segundo maior exportador mundial de metais para a China, atrás apenas da Zâmbia. “Para sair de um cenário de crescimento local em torno de 2%, é preciso voltar a questões fundamentais, como segurança física e jurídica, desburocratização, mais produtividade com melhor educação e integração dos setores público e privado para o crescimento a médio prazo”.

Segundo Darrigrandi, o país tem sido considerado um dos mais promissores para investimentos sustentáveis no mundo, por ter um território com diversas áreas protegidas, sendo a quinta nação com maior número de áreas marinhas protegidas. O Chile também tem investido fortemente em recursos hídricos e fontes de energia renováveis.

Relativamente à M&T Expo e à IFAT

O road show realizado pela Messe Muenchen do Brasil em Santiago teve como objetivo apresentar informações sobre a 12ª edição da M&T Expo, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, e a IFAT Brasil, feira internacional de saneamento.

“Ao conversar com os participantes, percebemos o interesse do público em visitar os dois eventos. Por conta desse entusiasmo, temos certeza de que os objetivos de estimular a interação entre as pessoas e compartilhar conhecimento foram alcançados”, afirma Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.

A M&T Expo contará com o lançamento de máquinas, equipamentos, peças, componentes e serviços, além de diversas atrações, como a Arena de Demonstração para apresentação ao vivo de equipamentos inovadores dos expositores, o Museu de Máquinas, programas de capacitação profissional e muito mais. O credenciamento é gratuito para profissionais do setor.

A IFAT Brasil abrangerá todos os segmentos do saneamento - água, esgoto, drenagem e recuperação de resíduos. O Congresso contará com mais de 15 painéis, com a presença de grandes players nacionais e internacionais, como Isle Utilities e German Water Partnership, para discutir os temas atuais do segmento, promovendo conhecimento aos profissionais, para atender às demandas de desenvolvimento sustentável do setor. Saiba mais sobre o evento: https://ifatbrasil.com.br/

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL