BBA Pumps Há uma demanda significativa por bombas móveis com um grande filtro de sujeira para contornar esgotos altamente poluídos.

O funcionamento de uma bomba é um tanto delicado. Submetida permanentemente a grandes esforços e a elementos abrasivos em movimento ao lidar com águas turvas, não é incomum receber relatos de que a bomba não está funcionando bem ou que está fazendo um ruído muito estranho ou que está vibrando com muita força.

Na maioria dos casos, esses diagnósticos estão relacionados ao impulsor, que por algum motivo está emperrado impedindo a bomba de processar a água.

Manipular águas residuais sempre foi um desafio, muitas vezes transportando sólidos grandes e materiais fibrosos longos que colocam demandas reais nas bombas. Além disso, o volume e o fluxo de ar dentro do sistema também não podem ser subestimados, dificultando a escolha da bomba correta.

Se o tamanho correto da bomba tiver sido determinado com base na capacidade do esgoto e na pressão necessária da bomba, a chave para uma instalação de bomba sem problemas está na escolha do impulsor. Isso nos leva ao mundo dos projetistas de bombas, onde a tecnologia vai além do manuseio de sólidos. Assim, ao projetar uma bomba, uma série de aspectos deve ser levada em consideração, incluindo a eficiência, desempenho hidráulico, cabeça de sucção, manuseio de sólidos e ruído mecânico e certamente a qualidade do produto.

Melhor prevenir do que remediar

Como podem ser evitados bloqueios ou altos custos de reparo devido a vibrações nas bombas de esgoto? De acordo com Henno Schothorst, gerente de produto e marketing da BBA Pumps, para responder a essas perguntas é essencial focar nas propriedades dos diferentes impulsores da bomba de esgoto, sejam eles semi-abertos, vórtice, canal ou parafuso centrífugo.

Imuplsor KS O novo impulsor KS com canal de parafuso para bombas BA de 6 “e 8”.

Observando a tabela deste artigo podemos observar diferentes características de cada impulsor e enquanto alguns se destacam em certas características, são mais fracos em outras. Mas, desses quatro tipos de impulsores, destacam-se o semiaberto e o de parafuso centrífugo.

Schothorst destaca que o impulsor semiaberto já está perto da perfeição. “Alguns fabricantes trabalham com lâminas de corte ou sulcos de corte na placa de desgaste que cortam materiais fibrosos em pedaços menores. Com isso, a possibilidade de travamentos é reduzida, porém, nunca funciona totalmente sem problemas ”, afirma. Por sua vez, o impulsor de parafuso centrífugo é excelente para bombear grandes sólidos e materiais fibrosos longos, mas também tem algumas desvantagens, pois é mais difícil de equilibrar devido ao seu formato de saca-rolhas, por isso não pode operar em velocidades mais altas e vibra em excesso quando há muito ar no fluxo volumétrico. “Outra desvantagem é a sensibilidade ao desgaste”, explica o executivo.

Combinando as vantagens

BBA Pumps Em última análise, a chave para uma instalação de bomba sem problemas está na escolha do impulsor.

“Não seria ótimo combinar todas as boas características dos diferentes impulsores da bomba de esgoto em um único design?”, Pergunta Schothorst, ao falar sobre o impulsor de canal de parafuso KS da BBA em resposta. “Por meio de um redesenho inteligente, podemos transformar as desvantagens do rotor de parafuso centrífugo em propriedades positivas. A solução já está disponível e os resultados são incríveis. O design saca-rolhas permanece, mas tem seu próprio ‘volante’, que cria muito mais estabilidade durante o bombeamento ”, diz ele.

O desenho permite que a velocidade seja aumentada para 2.300 rpm e a bomba continue a funcionar sem vibração. A grande vantagem da velocidade mais alta é a pressão mais forte fornecida pela bomba (mais de 4 bar). Além disso, o ar no fluxo volumétrico não é mais um problema. Se houver areia, ela passará a ter muito menos desgaste, pois o líquido não será mais conduzido ao longo do cone.

“Na prática, o impulsor de canal de parafuso KS tem uma vantagem clara em fortes velocidades. Ele fornece pressão de bomba mais alta sem medo de vibrações no caso de surgirem bolhas de ar ocasionalmente ”, confirma Schothorst. O impulsor KS com canal de parafuso está disponível nas bombas móveis de acionamento elétrico e diesel BA150KS e BA180KS 6 ”e 8”. “A introdução das novas bombas foi um grande sucesso na Europa e estamos planejando um lançamento no mercado na América do Norte e do Sul em meados deste ano. Principalmente devido à demanda por bombas móveis com grande filtro de sujeira para realizar desvios em esgotos altamente poluídos sem entupimento”, finaliza.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL