A importância de se criar um mercado de combustível derivado de resíduo no país

Na Europa, o reaproveitamento está acima de 95% e a destinação para aterros em média em 5%.

O mercado de tratamento de resíduos no Brasil é bastante promissor, pois há um potencial a ser explorado já que a maioria dos resíduos coletados não é reaproveitado, sendo destinados para aterros sanitários e, até mesmo, para lixões.

Para Carlos Roberto Metzger, da área comercial da Bianna, a tecnologia para esse tratamento de resíduos já existe no país, mas é preciso políticas públicas que incentivem esse reaproveitamento. “Há um investimento para a coleta dos resíduos, mas não para o tratamento. Todo esse resíduo é prejudicial para a saúde pública e para a vida em sociedade. O aterro sanitário tem um controle rigoroso, porém, parte dos resíduos podem ser destinados para outros fins. Por isso, para nós, não é resíduo e sim recurso, que pode ser transformado em um subproduto”, afirma.

Nesse sentido, Metzger ressalta a importância de se ter um mercado de Combustível Derivado de Resíduo (CDR) no Brasil. “Se houver o consumo de CDR, poderemos processar os resíduos não recicláveis, transformá-los em combustível e consequentemente reduzir o envio de resíduos para aterros sanitários”, explica. “A Bianna possui tecnologia para classificar materiais recicláveis, produzir CDR de qualidade, sistemas de secagem e soluções Thermovalue, dentre as quais destacamos nossos fornos rotativos, que permitem flexibilidade no tipo de combustível a ser consumido pela indústria comum”, acrescenta.

O CDR é mais barato que a biomassa, sendo ofertado a menos da metade do valor do cavaco de madeira, além de possuir até o dobro do poder calorífico da biomassa. Ou seja, o uso de CDR é viável economicamente e contribui para a diminuição do impacto ambiental. “Há um grande potencial quando se trata de modificar fornos à biomassa em fornos bicombustível, pois incorporando o forno rotativo ao sistema convencional de queima de biomassa, os fornos passam a ter flexibilidade no tipo de combustível a ser utilizado: biomassa ou CDR”, avalia Metzger.

Ainda sobre oportunidades de mercado, Metzger diz que a IFAT Brasil, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, pela Messe Muenchen do Brasil, será importante para compartilhar tecnologias e experiências para o setor de saneamento no país. “Vai ser um evento de sucesso e repercussão, pois as políticas públicas visando a redução de aterros sanitários têm crescido e o tratamento de resíduos é o caminho a ser seguido nos próximos anos”. A feira conectará os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo, e contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos no Congresso da IFAT Brasil durante os três dias de feira.

A programação será marcada pela presença de grandes players, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Isle Utilities, German Water Partnership, Trata Brasil, entre outros parceiros nacionais e internacionais que buscam responder às demandas atuais de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, promovendo a melhoria da qualidade e conhecimento especializado para profissionais que atuam em toda a indústria. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Sobre a Messe Muenchen do Brasil

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL