A FPT Industrial carrega seus motores multicombustíveis

Marco Rangel Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para América do Sul

O mundo está inserido em um cenário de complexidades diversas. Com uma rápida olhada na América Latina, podemos distinguir os desafios em curso nas áreas econômica, política, social, etc. No entanto, e apesar de estar ainda numa época dominada pelo covid-19, a indústria da construção, com nuances diversas, dependendo do país em análise, tem conseguido fazer face à situação e, em termos gerais, um 2021 de crescimento moderado.

Os fabricantes de equipamentos, apesar de outros desafios inerentes, como a cadeia de suprimentos, estão ganhando força graças à força contínua de alguns mercados finais. O setor está em uma recuperação cíclica e o desempenho de alguns segmentos tem permitido capturar parte dos benefícios.

Um exemplo do exposto, da FPT Industrial, que apesar da forte desaceleração em decorrência da pandemia, desde o segundo semestre do ano passado vem experimentando como as diferentes economias começaram a se fortalecer e, após uma parada total, a demanda acumulada começou Fluir.

Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América do Sul, conversou com a CLA sobre isso e algumas das principais novidades da empresa.

Quais são as perspectivas para este ano?

Encaramos 2021 com uma visão muito positiva. O primeiro semestre foi mais positivo do que esperávamos do ponto de vista de resultados e tivemos um crescimento de mais de 20-30% em alguns segmentos, globalmente. Quando olhamos para a construção na América do Sul, o crescimento foi superior a 80%. Houve uma demanda reprimida e, embora a infraestrutura não tenha sofrido uma recessão tão significativa, a recuperação tem sido muito rápida como vimos em nossos principais mercados, como Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

Em termos gerais, somos mais otimistas do que pensávamos. Continuamos com os protocolos, home office work, mas adaptamo-nos a uma realidade e evolução da produção de um mercado em recuperação. Acreditamos que o ano será muito forte.

A FPT Industrial ganhou um prêmio por seu motor Cursor X, o que você pode nos dizer sobre a equipe?

O conceito de motor Cursor X da FPT Industrial ganhou o 2020 Good Design Award. É uma visão que tivemos desde o início desde nossos pilares estratégicos, como a descarbonização. Buscamos uma solução multicombustível, com uma visão de design, uma visão de futuro e agregamos soluções tecnológicas pensando sempre no conceito integrado.

O conceito Cursor X adapta-se para oferecer a melhor solução à atividade e missão do cliente. Nossa visão nos permite buscar soluções específicas para cada um dos mercados que atendemos, marítimo, geração de energia, construção, agricultura, transporte, etc.

A empresa também está desenvolvendo suas próprias baterias...

Agora temos nossa própria gestão de bateria e produção de produtos de bens de capital. Iniciaremos a produção no final de 2022, em Torino, na Itália, com baterias desenvolvidas em parceria com especialistas para aplicação em equipamentos, não em automóveis. Já desenvolvemos soluções com a Iveco, onde implantamos a solução completa: a bateria, o sistema de controle, o eixo e os motores elétricos. Procuramos um nicho específico, os veículos comerciais ligeiros, onde já temos a solução eléctrica.

E o setor de construção?

É um caso diferente. Na área da construção temos uma visão mais híbrida, com um produto como o motor F28, que também foi premiado e tem uma visão multicombustível. Desenvolvemos um motor diesel ou a gás, hibridizado com uma solução elétrica para seus implementos. O conceito de hibridização ocorre com componentes eletrificados dentro do motor, permitindo algumas soluções interessantes.

Como está a demanda por equipamentos elétricos na América do Sul?

La fábrica de Córdoba, Argentina, seguirá ampliando su portafolio de productos. A fábrica de Córdoba, Argentina, continuará ampliando seu portfólio de produtos.

A fábrica de Córdoba, Argentina, continuará ampliando seu portfólio de produtos. Temos uma grande necessidade de soluções elétricas na América Latina. Grandes cidades como Santiago, São Paulo, Buenos Aires, onde existe demanda e clientes interessados ​​em soluções puramente elétricas. Quando olhamos para o setor de transporte, por exemplo, o gás natural é uma demanda potencial muito importante. Com a Iveco, já lançamos o portfólio de motores a gás FPT na Argentina, Brasil e Peru.

A demanda e a oportunidade já existem. Quando você olha para outras tecnologias mais avançadas, por exemplo, baterias de hidrogênio, na América Latina a infraestrutura não existe, mas acreditamos que a evolução tecnológica vai avançar mais rápido. Mas hoje, primeiro na América do Sul estamos visando combustíveis renováveis ​​como biometano, etanol, mas sempre olhando com a mente muito aberta e em todos os mercados.

Como você lida com as diferentes regulamentações de emissões na região?

É uma questão importante. Como visão para nós seria interessante termos uma harmonização regional onde tivéssemos um padrão comum, mas hoje trabalhamos em projetos específicos para cada mercado.

Por exemplo, hoje começamos fortes no que diz respeito aos motores Euro 6, cuja implementação começará em uma primeira fase, em janeiro de 2022. Já no Chile, para máquinas, são necessários motores Tier 3. Desta forma, temos desde mercados sem regulação bem como fornecemos soluções em mercados como o Brasil. O importante é buscar sempre uma evolução constante.

Este ano foram comemorados os 100.000 motores exportados de Córdoba ... Na América do Sul temos fábricas em Sete Lagoas, Brasil, onde produzimos motores para equipamentos de pequeno e médio porte, e em Córdoba, Argentina, onde fizemos investimentos significativos para a mecanização de motores maiores, como os 9, 11 e 13 -liter Cursors.

No próximo ano, a empresa lançará o primeiro trator a biometano, desenvolvido em parceria com a New Holland. A marca de 100.000 motores exportados é um marco importante em nossa empresa. Continuaremos com a produção local, e é uma estratégia que continuará no futuro, consolidando nossa presença no mercado.

A fábrica de Córdoba também fabrica NEF 4 e 6, e iniciará a produção de NEF 45 ... O motor N45 na versão EURO 5 é a ampliação do portfólio para equipar o caminhão Tector, da Iveco. É um produto muito aceito no mercado e fazê-lo na Argentina tem grandes vantagens.

Que outras novidades a empresa tem para os próximos anos?

A mudança das emissões no Brasil para Euro 6 traz consigo uma nova geração de produtos: os motores de última geração, primeiro em Siete Lagoas e, no futuro, em 2023, os motores pesados ​​Cursor também irão para o Euro 6. Também estamos ampliando nosso portfólio com motores para grupos geradores, e no horizonte de 2022 teremos a migração para as versões emitidas.

É uma evolução constante em potência olhando para um portfólio de multicombustíveis. Ainda em 2022, lançaremos o primeiro trator a biometano, desenvolvido em parceria com a New Holland.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL