A evolução da engenharia: empregos que não existiam há 10 anos

13 April 2022

Neste artigo, o desenvolvedor de software Oasys (www.oasys-software.com) explora algumas destas novas posições de engenharia e como elas estão impactando este setor.

( Foto: Freedomz / AdobeStock)

A engenharia está em constante evolução e a tecnologia que criamos está se tornando mais inovadora na era moderna. Os avanços tecnológicos continuam a expandir as possibilidades e a inspirar futuros engenheiros. Isto inclui o número crescente de jovens mulheres que obtêm qualificações de ensino superior em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

À medida que nossas tecnologias avançam, novas e excitantes carreiras na engenharia estão nascendo. Da inovação avançada de software à inteligência artificial e realidade virtual, há agora muitas novas funções de engenharia que não existiam há 10 anos. Aqui, exploramos algumas dessas novas posições com mais detalhes.

Engenheiro de software avançado

Um engenheiro de software é responsável pelo desenvolvimento e programação de software. O software pode vir de várias formas, seja em navegadores de Internet ou em sistemas operacionais. Ao longo dos séculos 20 e 21, a natureza desta engenharia de software tem evoluído dramaticamente. Especialistas dominaram o processo de criação de programação orientada a objetos, e engenheiros de software avançados são capazes de coletar grandes quantidades de dados para selecionar softwares novos e inovadores.

Oasys, uma empresa pioneira no futuro da tecnologia, criou um software de simulação de pedestres: MassMotion. Isto cria uma simulação 3D do espaço físico e de seus pedestres, permitindo que uma variedade de negócios represente virtualmente seus espaços. Além disso, o software de modelagem de multidões pode ser usado para preparações de segurança contra incêndio e modelagem de proximidade para regulamentos covid-19. Construir um software tão capaz é um sinal de que estamos vivendo na era tecnológica, e este trabalho certamente não existia nesta forma há 10 anos atrás.

Engenheiro de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) permite que a tecnologia reproduza as habilidades humanas de pensar e aprender. O CEO do Google, Sundar Pichai, argumenta que o desenvolvimento da IA será tão impactante quanto a descoberta do fogo. Os desenvolvimentos podem vir de muitas formas, desde a criação do metaverso até o surgimento de uma força de trabalho mecânica. De fato, os robôs podem vir a liderar o setor industrial, e os especialistas estimam que haverá 50.000 armazéns movidos a máquinas até 2025.

Para criar tecnologia de IA de sucesso, um engenheiro de inteligência artificial experimenta com algoritmos, resolve problemas e identifica as relações entre os dados. Um papel que depende de curar o avanço da tecnologia, os engenheiros da IA representam a evolução da engenharia. Um exemplo disso é um engenheiro automotivo. Estes engenheiros estão encarregados de projetar e construir carros. Enquanto o mundo se apressa para criar soluções futuristas para ações cotidianas, as corporações inventaram o carro sem motorista. Os engenheiros automotivos usam uma combinação de sensores, câmeras e IA. Isto dá aos carros a capacidade de operar de forma autônoma. Um conceito futurista direto das páginas de um romance de ficção científica, os engenheiros automotivos especializados em carros sem condutor são uma adição relativamente nova à força de trabalho.

Engenheiro de realidade virtual

Um avanço emocionante na engenharia, a realidade virtual (VR) é uma oportunidade de ver algo fora do comum. O VR é uma experiência digital tridimensional e totalmente imersiva. Para criar este feito tecnológico, os engenheiros da realidade virtual desenvolveram a tecnologia sensorial. A história da realidade virtual data de 1957 com a invenção das tecnologias estereoscópicas montadas na cabeça.

A realidade virtual percorreu um longo caminho desde então. Isto pode ser visto com a invenção do Oculus Quest e outros equipamentos de jogo populares. Além disso, Mark Zuckerberg está lançando planos para criar uma nova e excitante metáfora. Esta é outra realidade virtual que permite aos usuários se comunicarem uns com os outros e interagir com seu ambiente. Em teoria, isto poderia nos permitir ir ao trabalho e à escola sem sequer sair de casa. Para tornar isso possível, os engenheiros estão utilizando a realidade virtual ao lado da realidade aumentada e até mesmo de moedas criptográficas. Uma combinação de tecnologia futurista e novas habilidades, este trabalho não poderia ter existido há 10 anos.

A engenharia continuará a evoluir para além de nossas expectativas mais selvagens. Depois de experimentar uma realidade tridimensional que está completamente fora deste mundo, não podemos começar a compreender as possibilidades ilimitadas. Isto também levará a novos empregos, e a geração mais jovem pode se especializar em software avançado, inteligência artificial e realidade virtual. Não há como dizer que conquistas o futuro da engenharia tem em vista.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL