A dupla vida da construção venezuelana

By Fausto Oliveira01 July 2014

gran misión vivienda

gran misión vivienda

A indústria da construção na Venezuela vive uma forte contradição atualmente. Para o setor das construtoras privadas, o momento é de crise generalizada e extremas dificuldades de operar. Por outro lado, a construção de moradias sociais pelo Estado está dinâmica e concentra o movimento econômico do setor.

De acordo com dados e informações divulgadas pela Câmara Venezuelana da Construção, que representa empreiteiras privadas que se encarregam de projetos privados, a indústria está sem crescimento há 17 trimestres. Além disso, faltaria todo tipo de insumo para levar a frente as obras, como cimento, concreto y vergalhões de aço.

O motivo da escassez seria justamente o programa público de construção de moradias sociais criado pelo falecido Hugo Chávez, o Gran MIsión Vivienda. Iniciado em 2011, o programa absorveu a quase totalidade do mercado de insumos, que além disso está bastante estatizado pelo governo. Vários fabricantes de cimento e concreto, por exemplo, tiveram seus ativos desapropriados pelo Estado, como a mexicana Cemex.

O governo venezuelano é dono, hoje em dia, de uma empresa provedora de insumos de construção que nasceu dessas desapropriações, a Construpatria. Clientes, preços de produtos e provimento da Construpatria são controlados, o que garante ao Gran Misión Vivienda condições excepcionalmente favoráveis para funcionar, enquanto relega às construtoras privadas condições muito desfavoráveis.

Isso produz a situação díspar em que do ponto de vista do setor privado a construção não cresce, mas pelo governo a atividade é uma das mais dinâmicas de sua economia.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL