A bomba de concreto Magnum comemora 50 anos

Este ano, a CIFA comemora o 50º aniversário do nascimento da primeira bomba misturadora, uma máquina que revolucionou o setor ao combinar a funcionalidade de dois equipamentos diferentes em um só. Essa inovação, conhecida como Magnum, é um exemplo de criatividade “made in Italy” que deixou uma marca no mundo da construção.

1974 | O primeiro modelo de misturador de concreto com bomba foi o CIFA 301B. (Foto: CIFA)

A CIFA 301B foi o primeiro modelo de misturador de concreto com bomba apresentado na feira Samoter, em Verona, em 1974. Projetada para atender às demandas do mercado italiano, onde eram comuns canteiros de obras em áreas de difícil acesso, a 301B oferecia a combinação perfeita de capacidade de entrega de concreto e distribuição de concreto no local. Essa solução compacta tornou-se rapidamente um sucesso comercial, especialmente para projetos em espaços confinados, como centros históricos e áreas montanhosas.

1983 | O 301B deu lugar ao Pompuno, uma máquina com um braço de duas ou três seções (Foto: CIFA).

Em 1983, a Pompuno sucedeu a 301B, introduzindo melhorias como um braço frontal de duas ou três seções e uma válvula “S” para otimizar o desempenho.

Em 1987, a CIFA montou pela primeira vez uma unidade de bombeamento longitudinal totalmente semelhante àquelas montadas com sucesso em bombas de carregamento automático. (Foto: CIFA)

É em 1987 que a evolução do equipamento chega ao Magnum, um modelo que incorpora um grupo de bombeamento longitudinal semelhante ao das bombas de carregamento automático, aumentando a produção horária e a pressão para atender a uma variedade de trabalhos.

1993 | A CIFA apresentou o novo braço de 28 metros em quatro seções, que foi chamado de Metro (Foto: CIFA).

Em 1993, é lançado o Magnum Metro, com uma lança estendida de 28 metros e um tambor maior, estabelecendo novos padrões de desempenho e versatilidade.

2010 | Com a introdução do carbono nos braços dos carros de bombeiros, o primeiro Magnum Carbotech MK25H também foi produzido (Foto: CIFA).

Outra grande inovação ocorre em 2010, com o lançamento do Magnum Carbotech MK25H, que representa um marco com a integração da fibra de carbono no design da lança, proporcionando maior leveza ao equipamento e oferecendo excelente desempenho.

2019 é o ano da primeira betoneira com bomba elétrica, a MK28E da linha Energya (Foto: CIFA).

Em 2019, a CIFA lança o MK28E, o primeiro misturador de bomba elétrica da marca, oferecendo uma operação silenciosa e livre de emissões para projetos ambientalmente sensíveis.

Atualmente, a Magnum tem modelos que variam de 24 a 32 metros de lança e capacidades de tambor de 7 ou 9 metros cúbicos. Equipada com tecnologia inteligente e sistemas eletrônicos avançados, a linha garante eficiência e segurança em todos os locais de trabalho, de acordo com a empresa.

“Essa máquina, nascida da engenhosidade italiana, marcou um capítulo importante na história da CIFA, tornando-se o símbolo de inovação e flexibilidade no setor. A história da Magnum é uma jornada de inovação. Desde a introdução da lança frontal até as versões mais recentes com lança de fibra de carbono e o modelo elétrico, o Magnum evoluiu constantemente para acompanhar as necessidades de nossos clientes no local. Amanhã, continuaremos a ultrapassar os limites da inovação para tornar o canteiro de obras cada vez mais sustentável”, destaca Davide Cipolla, CEO da CIFA.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL