A bateria correta

27 March 2017

Elegir la batería adecuada para cada aplicación es una tarea fundamental para sacar máximo provec

Elegir la batería adecuada para cada aplicación es una tarea fundamental para sacar máximo provecho del equipo

As equipes de administração de obras hoje em dia enfrentam uma enorme quantidade de desafios que vão desde atrasos de projetos, o equilíbrio orçamentário, falta de tempo e regulações ambientais, entre outros. A última coisa que precisam é se preocupar com o funcionamento da bateria de suas máquinas.

Compreender claramente as diversas tecnologias de bateria disponíveis assegura uma escolha adequada, permitindo às máquinas operarem nos níveis máximos de rendimento e proporcionando uma operação ininterrupta a cada dia.

As baterias de ciclo profundo, sejam de fluido, AGM ou gel, são a melhor opção para operar equipamentos movidos a bateria, pois estão projetadas para administrar os riscos da descarga profunda regularmente, algo comum nestas aplicações.

Também é importante selecionar uma bateria de ciclo profundo que proporcione verdadeiro rendimento de ciclo profundo. Muitas baterias AGM de ciclo profundo no mercado foram originalmente projetadas para aplicações UPS ou estacionárias, onde as baterias estão basicamente “em espera” até que se necessite, não para aplicações com equipamentos de construção, que as descarregam constantemente.

Fluido

As baterias de ciclo profundo de fluido são as mais econômicas, porém requerem manutenção regular do eletrólito, o que pode ser desafiador num canteiro de obras. Se não forem mantidas regularmente, as baterias de fluido vão falhar prematuramente, o que implica custos e substituições.

Mas se o equipamento é levado regularmente à manutenção da bateria de fluido, obterá o máximo rendimento de suas baterias durante um período bem longo.

Com a disponibilidade de sistemas de abastecimento de fluido por ponto único, a manutenção das baterias de fluido se transformou num processo rápido e fácil. Os sistemas de abastecimento podem preencher as baterias de forma conveniente e eficaz, e em alguns casos, em menos de 30 segundos.

AGM e gel

As baterias AGM e de gel, também conhecidas como VRLA (Valve Regulated Lead Acid), estão livres de manutenções, e são projetadas para entregar durabilidade e rendimento robustos, em uma grande variedade de aplicações. Estas baterias também podem ser instaladas lateralmente, a fim de se adaptar a qualquer configuração, sem gerar riscos de vazamento.

Se por um lado as baterias VRLA não exigem troca de fluido, são um pouco mais caras do que os modelos tradicionais. Por isso, cabe aos clientes determinar se uma bateria que não exige manutenção será rentável para ele no longo prazo.

Carregamento

Tanto as baterias de fluido como as AGM requerem carregamentos regulares; este é um hábito muito importante. Alguns equipamentos, como as plataformas de trabalho aéreo, podem permanecer inativos durante períodos de tempo, razão pela qual é importante que os responsáveis comprovem periodicamente a voltagem das baterias de ciclo profundo. A última coisa que um operador deseja é enfrentar um equipamento com bateria parcialmente carregada, porque isso diminui seu rendimento geral.

A leitura de voltagem das VRLA e das baterias de fluido vai lhe informar sobre o estado da carga. Também é importante compreender que a sobrecarga ou a carga insuficiente de uma bateria de ciclo profundo afetará seu rendimento e sua vida útil, o que se traduzirá em aumento de custos operacionais, já que as baterias terão que ser trocadas com maior frequência.

Independente da tecnologia que se escolha para operar máquinas pesadas, a manutenção adequada das baterias de ciclo profundo é fundamental para proporcionar o máximo de vida útil e rendimento do investimento feito na bateria.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL