A Wymaq, uma plataforma de locação de equipamentos de construção cujo modelo se baseia em economia colaborativa, está dando passos concretos na sua consolidação na Argentina e na internacionalização pela região.

Apesar de que, tal como aconteceu com todo o setor, as quarentenas desaceleraram o crescimento da receita da empresa, a adoção da plataforma e a incorporação de novos usuários se mantiveram sólidos, inclusive incrementando as categorias de equipamentos disponíveis na plataforma. “Não só sobrevivemos á covid-19 como conseguimos manter o foco em nosso plano estratégico, dando os primeiros passos na expansão regional da empresa e acelerando o desenvolvimento de novas funcionalidades do produto”, comentou com a CLA Martín Gómez, co-fundador da Wymaq.

Dentre as inovações da empresa, está o desenvolvimento de um aplicativo (que estará disponível a partir de março) para que os usuários possam digitalizar as cargas de combustível, os horímetros e as assistências técnicas, e ver informação em tempo real do consumo e os tempos de parada dos equipamentos de uma frota.

“A Wymaq é uma plataforma que, partindo de uma necessidade concreta da locação de maquinário, proporciona aos clientes um ambiente digital para resolver a busca e seleção de fornecedores e ferramentas para gerir a produtividade desse maquinário na obra”, define o executivo.

Internacionalização

A Wymaq desembarcou no Chile em 2020 com o apoio do Start Up Chile, um programa que ajuda empreendedores no país. “Foi o primeiro passo para a internacionalização e rapidamente se consolidou como o hub que precisamos para a expansão regional”, diz Gómez. O ano passado, como se sabe, foi atípico, mas apesar dos desafios inauditos a plataforma conseguiu constituir uma importante base de fornecedores e já conta com cerca de 1 mil equipamentos à disposição do cliente no país. “Em 2021, temos o desafio de nos consolidar e começar a crescer”, adianta o executivo.

O passo seguinte foi a entrada no mercado peruano, algo que está acontecendo precisamente nestes dias. Graças à entrada de um novo grupo de investidores, conformado por profissionais do Peru, do Chile e dos Estados Unidos, e liderado por José Miguel Palma (executivo com mais de 15 anos de experiência de negócios B2B), a Wymaq lançará a plataforma no país. “Esta aliança trará conhecimento, experiência e networking para levar adiante a operação no Peru e fortalecer Chile e Argentina”, diz Gómez.

Enquanto a plataforma prepara seu ingresso no Peru e na Colômbia, Gómez continua buscando novas alternativas de crescimento e está estudando maneiras de entrar também no Brasil e no México. “A Wymaq foi concebida como plataforma de alcance regional. Embora cada país tenha características próprias, existem desafios comuns que podemos superar trabalhando em conjunto, como o baixo nível de digitalização, a fragmentação do setor, os processos de compra lentos e pouco transparentes, e o escasso emprego de dados na tomada de decisões, para citar os mais destacados”, conclui.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL