Weber MT comemora 70 anos de história

22 April 2022

(Foto: Weber)

Quando Günther Weber, um pedreiro por comércio, decidiu em 1952 iniciar seu próprio negócio e estabelecer uma concessionária de ferramentas de construção em sua cidade natal, ele não tinha idéia de que esta pequena empresa iniciante se transformaria em uma empresa que hoje é um nome doméstico no setor.

Alguns anos depois de abrir seu negócio, ele recebeu um pedido de um cliente para uma placa vibratória que precisava ser dimensionada sob medida. Percebendo que não podia oferecer um produto adequado, ele começou a fazer experiências com a engenharia de seus próprios produtos. O primeiro modelo que ele desenvolveu foi uma placa vibratória que ele chamou de WVP 450. Este foi o salto final para a fabricação.

Hoje, a Weber MT (Weber Maschinentechnik GmbH) se vê como especialista em equipamentos de compactação de solo guiados à mão. Na Europa, a empresa é uma das líderes de mercado. Motivo suficiente para olhar para trás em 70 anos de história.

A ascensão ao status de jogador global

A expansão da gama de produtos combinada com inúmeras inovações tecnológicas e patentes abriram o caminho para a escala atual da empresa. Um exemplo é a invenção da alavanca de engrenagens WEFIX, que também tornou possível operar placas vibratórias mais leves com curso para frente e para trás. Nos anos 70, a Weber fabricava compactadores de solo reversíveis para grandes fabricantes de máquinas conhecidas que queriam complementar seu portfólio de produtos. Isto levou a Weber MT a aumentar seu foco nos mercados internacionais e, além de expandir suas exportações, a empresa também estabeleceu subsidiárias em países como França, Holanda, Estados Unidos, Brasil e República Tcheca.

Hoje, quase 60% das vendas são geradas fora da Alemanha, com os Estados Unidos sendo o maior mercado. “Os objetivos que nos propomos são ambiciosos”, diz a gerente de vendas Katharina Weber (terceira geração), esboçando o futuro da empresa. “Nossa paixão pela tecnologia e nosso padrão de oferecer somente a mais alta qualidade formam uma base sólida para o crescimento sustentado”. Temos como meta numerosos mercados na Europa, América do Sul e, sobretudo, nos EUA. Estes são os mercados nos quais pretendemos crescer e fortalecer nossa posição”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL