Volvo apresenta mais recente geração dos caminhões FH, FM e FMX

A aguardada apresentação dos novos FH, FM e FMX aconteceu nesta quarta-feira (16) em evento virtual para jornalistas e profissionais de mídia.

Dotados de inovações tanto no desempenho quanto no design, expectativa é de que modelos estejam disponíveis para venda já no terceiro trimestre deste ano. Veículos trazem de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que garantem um consumo de combustível até 5% menor.

Enquanto o campeão de vendas do segmento, o FH, conta com um exterior totalmente repaginado, o FM e o FMX têm cabines inteiramente modernizadas e mais um arsenal de novidades.

No Volvo FH há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista.

Já nos novos Volvo FM e FMX chamam a atenção suas cabines. Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.

Mais um grande atrativo é a nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nos novos caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

Volvo FM 380 Volvo FM 380

A transmissão eletrônica I-Shift, conta com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Antenados à necessidade de integrar tecnologia em suas máquinas, empresa desenvolveu um painel digital de 12 polegadas, totalmente digital, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista em que tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. Possibilidades são infinitas como verificação do desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento.

E por falar em freios, outra singularidade é Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida. Caminhões trarão de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo.

Volvo FMX MAX Volvo FMX MAX

Foi criado ainda um ecossistema digital completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos: o Volvo Connect. Dispositivo monitora a condição de cada motorista e o desempenho do caminhão, e suas funcionabilidades melhoram a gestão integrando todas as informações ao sistema.

Outro benefício da ampla conectividade é o novo Plano de Manutenção Ouro Flexonde os transportadores só pagarão pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida.

Mas em tempos de pandemia e com a economia ainda recrudescendo, a empresa ampliou seu pacote de financiamento, consórcio e seguros: “No financiamento, quem adquirir um dos novos veículos ainda este ano terá prazo de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL