Volkswagen Caminhões passa de 30 milhões de quilômetros em testes

Ao longo dos últimos 25 anos, quando inaugurou sua unidade de pesquisa junto com a fábrica em Resende (RJ), já são mais de 30 milhões de quilômetros percorridos.

São vários tipos de avaliações que a montadora emprega para validar e certificar seus novos veículos.

Ao todo, são mais de 300 diferentes testes.

Imagem: Volkswagen

Altitude, clima, interferências eletromagnéticas, resistência à água ou colisões, exposição ao tempo, tipos de terreno, análises estruturais em bancada, entre muitos outros: o arsenal é muito vasto e a decisão sobre quais simulações desempenhar varia a cada projeto.

Uma das novidades da VWCO é uma central específica para testes de software, com o aumento crescente da tecnologia embarcada nos caminhões VW.

A montadora também tem intensificado seus investimentos em campanhas de aquisição de dados durante as rodagens com os protótipo. Assim retroalimenta o sistema de desenvolvimento e torna mais eficientes os modelos matemáticos que embasam a criação de novos veículos e suas simulações virtuais.

Foram instalados mais de 300 pontos de monitoramento em protótipos com essa finalidade. Sensores e instrumentos especiais são instalados em todo o veículo, submetido às mais adversas condições de rodagem, seja em operação real, pistas especiais, estradas ou no campo de provas da VWCO, em Resende. Situações extremas.

Companhia expõe seus veículos a condições extremamente severas para validar cada característica e componente. De altitudes de 5.200 metros – sem nada equivalente no Brasil – a temperaturas de -18°C ou até +50°C, nada fica de fora. Os veículos rodam até mesmo em neve para avaliar o comportamento em terrenos de baixo atrito ou são submetidos à imersão em água para simular tráfego em áreas de alagamento.

No crash test, se comprova a segurança. No cab shake, a cabine é submetida a movimentos abruptos em teste de laboratório. É feita simulação de amassamento do habitáculo e até mesmo de basculamento. O veículo passa por ensaios de envelhecimento térmico em câmara climática, que promove altas e baixas abruptas de temperatura e umidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL