Vibradores de concreto: consolidando

Ao construir com o método tradicional de concreto pré-misturado, algumas preocupações são constantes. Uma delas é combinar a resistência à compressão do concreto com a resistência à tração do aço, resultando em uma estrutura realmente muito forte. Outro problema é a impermeabilização final, uma vez que a entrada de água na estrutura de concreto pode causar grande deterioração ao longo do tempo.

Com fábrica na região de Zaragoza, Espanha, a empresa desenvolve uma linha completa de vibradores.

E é por isso que o concreto pré-misturado precisa de consolidação, ou compactação. Quando a mistura clássica - cimento, água, areia, brita e aditivos - é despejada em um molde, sempre há a presença de ar, pequenas bolhas que se incorporam à estrutura. Se o concreto solidificar com essas bolhas dentro, haverá problemas. A possibilidade de geração de trincas será maior, gerando menos resistência e permeabilidade.

Vibradores de concreto são os equipamentos ideais para evitar que isso aconteça. Com o concreto ainda fresco, os vibradores são colocados dentro do molde e exercem uma vibração constante que permite quebrar as bolhas e assim compactar o concreto. Quando bolsas de ar são removidas do concreto, os empreiteiros notam uma estrutura mais resistente e durável.

Vibradores de concreto podem vir em vários tamanhos e usados ​​em muitos projetos diferentes para atender a uma variedade de necessidades de vibração do concreto.

Uma boa atualização sobre o equipamento de vibração interna existente é um guia necessário para empreiteiros e profissionais que constroem edifícios, estradas de pavimentação rígida, fundações e outras estruturas.

Da Europa

ENAR é um dos principais fornecedores de vibradores de concreto na América Latina. Com uma fábrica na região de Saragoça, Espanha, a empresa desenvolve uma linha completa de vibradores, entre os quais se destacam os seus mais recentes equipamentos a bateria: VIB-BAR E-BATT e TORNADO E-BATT, ambos de 24 volts.

Além disso, a ENAR oferece ao mercado diversos modelos para a vibração de concreto, inclusive com as famosas mochilas, que permitem ao operador de construção vibrar grandes áreas (como lajes de um edifício) sem dobrar o corpo para a frente, preservando assim a saúde dos as costas do operador.

Um dos mais novos produtos da Wacker Neuson é o vibrador de concreto tipo mochila ACBe.

A fabricante alemã Wacker Neuson é outra marca importante no mercado de vibradores internos de concreto. Um dos mais novos produtos da marca é o vibrador de concreto tipo mochila ACBe, que funciona com bateria. “O sistema de vibração de mochila portátil e sem fio é ideal para consolidar espessas lajes internas de concreto com e sem reforço de aço e é uma excelente escolha para locais de trabalho que possuem diretrizes rígidas de ruído e emissões”, diz a empresa.

O sistema modular de três partes consiste na mochila com conversor integrado, bateria removível / substituível e vibrador interno. Ressalta-se que a mochila foi projetada por uma empresa que se dedica a mochilas de caminhada. É totalmente ajustável para diferentes alturas, peito, ombros e cintura. Tecido leve, ombros acolchoados e distribuição uniforme de peso permitem longos períodos de trabalho. O eixo do vibrador se conecta ao centro inferior da mochila, permitindo uma operação fácil com a mão esquerda ou direita.

Wacker Neuson_IRFUFLEX A Wacker Neuson também oferece o vibrador IRFUflex, parte de sua linha premium.

O coração do ACBe é a bateria de íon-lítio BP1000 da Wacker Neuson, que é exatamente a mesma bateria que alimenta os compactadores de bateria de emissão zero AS50e e AS60e da empresa e as placas vibratórias AP1840e e AP1850e da empresa. A bateria é facilmente inserida na mochila do conversor sem a necessidade de ferramentas especiais e, como não há cabos, o operador tem flexibilidade e mobilidade para se deslocar no local de trabalho. Ao funcionar com bateria, ao contrário de um motor a gasolina, o operador não está mais exposto ao calor, gases de escapamento e ruído do motor.

O sistema de vibração modular permite que uma variedade de diâmetros internos de cabeça e comprimentos de eixo se conectem à mochila. Como a mochila inclui o conversor embutido, uma vez que a cabeça do vibrador e o eixo estão conectados, o vibrador fornece desempenho de alto ciclo / alta frequência para consolidação efetiva de estruturas verticais e placas grossas. As seis combinações incluem diâmetros de cabeça de 1,5, 1,8 e 2,3 polegadas e comprimentos de eixo de 5 e 10 pés.

A Wacker Neuson também oferece o vibrador IRFUflex, parte de sua linha premium. Este é um vibrador de alta frequência que contém uma unidade de potência do conversor de frequência combinada com várias opções de comprimento de mangueira (até cerca de 50 pés, cerca de 15,5 metros) e cabeça vibratória intercambiável.

Dos Estados Unidos

Oztec BP-50a Engine O BP-45 da Oztec é uma escolha entre o modelo mais leve, o BP-35, e a opção mais potente, o BP-50a.

Nos Estados Unidos, a fabricação de vibradores de concreto é algo muito tradicional. O país possui inúmeras marcas, entre as quais a Oztec, fabricante com mais de 55 anos de experiência.

A empresa possui uma linha completa de vibradores internos de concreto, variando em tamanhos de ¾ ”a 4”, e oferecendo 10.000 a 12.000 vibrações por minuto “mesmo no concreto mais rígido, quando combinados com o motor elétrico de tamanho adequado ou montado em mochila motor a gás ”, diz a empresa.

Uma das mais recentes adições feitas pela empresa é sua nova mochila BP-45, capaz de operar cabeças vibratórias de até 2 ”de diâmetro em uma configuração leve. “Esta mochila mantém o desenho robusto comprovado pelo trabalho da Oztec. Construído para suportar as demandas de canteiros de obras de concreto com uma forte estrutura de aço, motores Honda, um sistema de amortecimento totalmente ajustável e componentes da mais alta qualidade, todos projetados para fácil manutenção e longa vida. ”

O BP-45 é uma escolha entre o modelo mais leve da Oztec, o BP-35, e a opção mais potente, o BP-50a. “Tal como acontece com todas as unidades de potência Oztec, a BP-45 inclui nosso desengate rápido patenteado para fácil intercâmbio com eixos flexíveis e cabeças vibratórias Oztec”, conclui a empresa.

A WYCO, divisão da americana Badger Meter, oferece inovações no que são vibradores de concreto e um diferencial de seus equipamentos está na ponta de vibração. A WYCO propõe o conceito de “square head”, o que significa que a ponta vibratória possui bordas retas. De acordo com a empresa, as bordas retas da biela vibratória permitem uma consolidação do concreto até 50% mais rápida. Isso porque a área total da superfície da escora é 27% maior do que a superfície das escoras curvas convencionais.

Cabezales de goma de Oztec Cabezales de goma de Oztec

Além disso, as escoras retas são produzidas com peças inteiras de metal, que são tratadas para maior durabilidade. Por fim, as escoras vibratórias WYCO possuem mais material nas bordas, o que lhes permite um melhor controle do movimento, e opcionalmente podem ser recobertas com poliuretano para evitar danos às barras de aço, em caso de impacto durante a consolidação.

A tecnologia de cabeça quadrada da WYCO é aplicada em todo o portfólio de produtos. Está presente nos vibradores manuais SureSpeed, no modelo 995 (também manual), na série de vibradores portáteis EZ-Vibe e, principalmente, na linha ErgoPack.

A linha ErgoPack, por sua vez, é o ponto alto da oferta WYCO, por se tratar de uma série de vibradores de mochila totalmente ergonômicos, que segundo o fabricante evitam qualquer trauma ou patologia física ao vibrador.

Minnich e sua alta tecnologia

A vibração do concreto exige técnicas diferenciadas de acordo com o tipo de concretagem a ser realizada. Uma parede de 10 centímetros de espessura não é o mesmo que um pavimento rígido de 25 centímetros. O tempo de pega, o slump do concreto e outros fatores são completamente diferentes.

Minnich Em termos de vibradores de mochila, o modelo mais recente é o Minnich de 50 cc a gasolina.

Acontece que a vibração terá que ser diferente. É por isso que a Minnich, tradicional marca americana de equipamentos para perfuração e vibração de concreto, oferece ao mercado tanto vibradores especiais de alto ciclo (usados ​​em edifícios, por exemplo), como também os tipos usuais de mangueiras e vibradores específicos para pavimentação de concreto.

Entre estes últimos, a empresa fornece modelos para pavimentos rígidos mais espessos (como os vibradores da série HV-2) e para pavimentos com espessuras menores (série HV-3). Os vibradores, nesses casos, são incorporados ao equipamento de pavimentação. Na verdade, a Minnich é fornecedora de grandes marcas de pavimentadoras de concreto, como o Grupo Wirtgen.

Em termos de vibradores de mochila, o modelo mais recente é o Minnich de 50 cc a gasolina. Impulsionado por um motor Honda de 50 cc com arnês totalmente ajustável e ergonomicamente projetado, o equipamento de 20,5 libras oferece aos operadores ampla mobilidade, desempenho, conforto e fadiga reduzida durante a consolidação. “Este modelo é equipado com muitos recursos novos, incluindo um conjunto de acelerador removível que permite aos operadores reposicionar o acelerador para uma operação fácil e confortável. Todas as cabeças / cascas e núcleos vibratórios são intercambiáveis ​​entre todas as unidades Minnich a gás e elétricas de eixo flexível com um sistema de desconexão rápida, proporcionando flexibilidade para a equipe do contratante ”, explica a empresa.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL