Vendas de cimento caíram 1,6% em setembro

By Luciana Guimaraes19 October 2021

De acordo com Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), as vendas de cimento seguiram em setembro em curva de desaceleração, com queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2020, para 5,7 milhões de toneladas.

Uma análise sobre as vendas de cimento por dia útil em setembro (247,7 mil toneladas) mostrou que houve crescimento de 1,4% sobre agosto deste ano e queda de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A situação do país influenciou tal resultado uma vez fatores como menor renda da população e crescente endividamento das famílias (atingiu 59,9%, o maior valor de toda a série histórica iniciada em 2005), alto nível de desemprego, diminuição do auxílio emergencial e elevação das taxas de juros e Inflação não podem ser desconsiderados.

O acumulado do ano (janeiro a setembro) registrou um total de 49,2 milhões de toneladas vendidas, aumento de 9,7% comparado ao mesmo período do ano passado.

Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, afirmou: O aumento dos lançamentos imobiliários sustenta o desempenho do setor de cimento, mas impõe cautela para o futuro. É fundamental que haja geração de renda e emprego para manter o fôlego da autoconstrução, continuidade dos lançamentos imobiliários e manutenção ritmo de obras para permanecermos com um alto nível de vendas de cimento”.

Ele acrescentou que o início das obras de saneamento, anunciadas pelo governo, devem demandar agregados, cimento, entre outros insumos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL