TCU suspende obras de construção de monotrilho do Aeroporto de Guarulhos

By Luciana Guimaraes22 September 2021

Foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União, o projeto de construção do monotrilho que vai ligar a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Projeto, nomeado de People Mover, estava com o início das obras previsto para janeiro de 2022

O projeto, nomeado de People Mover, estava com o início das obras previsto para janeiro de 2022. As obras devem durar 2 anos e o monotrilho deve transportar 2 mil pessoas por hora quando estiver pronto.

Decisão foi motivada pela falta de estudos para comprovar que o monotrilho é a opção mais viável para o aeroporto.

Na decisão, o ministro do TCU, Vital do Rêgo deu um prazo de 15 dias para o Ministério da Infraestrutura e para a Agência Nacional de Aviação Civil se pronunciarem sobre a decisão e deixou, a critério da Gru Airport, uma posição sobre o tema.

No voto, o ministro cita que o monotrilho pode custar dez vezes mais que outros projetos. Rêgo escreveu ainda que a relação custo-benefício deve ser levada em conta pelo gestor público e que “questões ambientais, técnicas e sociais também precisam ser ponderadas e comparadas”.

Sobre o projeto do monotrilho:

Com o sistema pronto, será possível chegar ao terminais utilizando a rede de trens e metrô de São Paulo sem a necessidade de uso dos ônibus oferecidos pela concessionária GRU Airport.

Pouco comum no Brasil:

A ligação dos aeroportos aos sistemas de transporte sobre trilhos é pouco usual no Brasil. Os poucos terminais que oferecem essa comodidade são o Santos Dumont, com um ponto de VLT, o Aeroporto dos Guararapes, em Recife, conectado a uma passarela ao metrô, e o Salgado Filho, cujo Aeromovel faz a ligação com os trens da Trensurb.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL