Túnel Santos-Guarujá custará R$ 4 bilhões

O conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou a qualificação do projeto de túnel submerso que ligará Santos a Guarujá junto aos ativos a serem ofertados à iniciativa privada de forma prioritária.

A decisão, antecipada pelo veículo Valor Econômico, foi confirmada, em anúncio após a reunião do conselho, no Palácio do Planalto. Com a decisão, o governo federal sai à frente de outra solução logística e de mobilidade urbana de iniciativa do Estado de São Paulo.

O túnel submerso é defendido pela Santos Port Authority (SPA), que administra o porto. A estratégia de colocar um selo de prioridade no projeto foi definida pela Secretaria Especial do PPI, do Ministério da Economia. Agora, o próximo passo é contratar os estudos técnicos, definir o modelo de contratação e viabilizar o leilão.

Estudos preliminares contratados pela SPA indicam que o túnel custará R$ 4 bilhões, com 800 m de trajeto submerso e outros 700 m das duas alças das duas extremidades de acesso, totalizando 1,5 km.

“O túnel é o melhor projeto de ligação seca que pode existir para atender à necessidade da região”, garantiu o diretor de desenvolvimento de negócios e regulação da SPA, Bruno Stupello.

Túnel seria uma alternativa segura aos barcos de pequeno porte (catraias), que cruzam as duas margens com cerca de 20 mil pessoas diariamente, e as balsas, que “passam a maior parte do tempo paradas” por terem que dar preferência ao trânsito de embarcações maiores que movimentam o porto.

Stupello defende ainda que o túnel pode ligar, com trajeto mais curto, as áreas urbanas da baixada pelo tráfego por rodovia, ciclovia, passagem de pedestre e o VLT – este último com a possibilidade de ir da zona portuária a Guarujá.

Segundo o diretor, o túnel submerso está alinhado ao plano de expansão do porto de Santos na privatização. Isso vale, disse ele, tanto ao aproveitamento de áreas destinadas a novos terminais – ao menos, 6 milhões de m2 – quanto à estratégia de avançar com a dragagem – o topo do túnel estaria abaixo dos 17 m de profundidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL