Sullair promove a telemática ClearSky da JLG

By Cristián Peters Quiroga11 February 2021

Fundada em 1979, a Sullair Argentina é uma importante empresa locadora regional que distribui e aluga uma seleção diversificada de maquinário na Argentina. Sua frota de locação possui mais de 3.000 equipamentos, incluindo equipamentos de acesso (plataformas elevatórias móveis de trabalho [MEWP] e manipuladores telescópicos). A empresa tem mais de 15 filiais de locação e instalações de assistência técnica em todo o país. A Sullair Argentina atende a uma grande variedade de setores, incluindo construção, automotivo, mineração, petróleo e gás, agricultura e muitos outros.

Parceria de mais de 25 anos com a JLG

No início da década de 1990, a Sullair Argentina faz uma série de viagens de benchmark aos EUA para identificar novos produtos a serem incluídos em sua frota de locação e operações de vendas. A empresa criou uma nova divisão para vendas e locação de plataformas elevatórias móveis de trabalho e manipuladores telescópicos, e a JLG foi selecionada como fornecedora dos equipamentos. Desde então, a Sullair incorporou cada equipamento que a JLG fabrica à sua frota de locação e canais de distribuição.

“Selecionamos a JLG porque ela era a empresa mais adequada aos nossos requisitos, assim como devido à reputação da JLG de ter pessoas de boa qualidade”, afirmou Rodrigo Katabian, supervisor do departamento de engenharia da Sullair Argentina. “Também valorizamos o fato de que muitos produtos da JLG foram inventados por seus próprios engenheiros – que é similar à forma como nos sentimos em relação aos pioneiros em nosso setor.”

Tendência de telemática para a América Latina

Dispositivo ClearSky

Com vários dos maiores clientes norte-americanos da JLG já implementando a telemática ClearSky, há uma necessidade clara de adoção dessa tecnologia em escala global.

“Reconhecemos que este espaço vai mudar mais nos próximos cinco anos do que nos últimos 50”, disse Claudio Rojas, gerente distrital de serviço para a América do Sul, JLG. “Queremos liderar durante este tempo de progresso e inovação.”

Embora o mercado latino-americano possa ser sensível aos custos de atualizações de equipamentos, a telemática ClearSky oferece um retorno significativo sobre o investimento, reduzindo as chamadas de serviço e o custo total de propriedade do equipamento.

“A adoção desta tecnologia trará um novo nível de conectividade para as locadoras”, disse Rojas.

Como parte de um lançamento suave na região, a JLG decidiu atrair seus principais clientes - incluindo Sullair - esperando que outros o seguissem em breve.

Fase um: testes do ClearSky em equipamentos da JLG

Para permanecer na vanguarda do setor de elevação e de acesso, a Sullair Argentina participou de um programa-piloto com a JLG para testar a capacidade de sua telemática. O primeiro estágio incluiu o teste de sete elevadores de lança e três manipuladores telescópicos com a telemática ClearSky e o hardware CANBus da JLG. Um manipulador telescópico SkyTrak também foi testado com o software de sistema de localização ClearSky.

O programa estava voltado para dois setores que se beneficiariam da solução ClearSky. Os elevadores de lança foram testados com aplicações industriais, já que é importante que a máquina forneça um diagnóstico preciso para o operador. Os manipuladores telescópicos foram pilotados em campos de petróleo e gás, onde é crucial localizar as máquinas e programar os serviços adequados para a aplicação específica.

A primeira fase do programa também incluiu o desenvolvimento do software necessário para capturar os dados do ClearSky por meio da interface de programação de aplicativos (application programming interface – API) para a plataforma de gerenciamento de frotas da Sullair.

“Nessa plataforma, podemos observar e gerenciar toda a nossa frota de locação – não apenas dados de telemática, como localização e horas em operação, mas também dados administrativos atualizados de nossos sistemas”, explicou Rodrigo.

Superando preocupações quanto à comunicação

A fase um também incluiu testes da cobertura da rede de celulares na Argentina, para assegurar que ela seria compatível com a comunicação entre os dispositivos.

“Devido ao tamanho da Argentina e à falta de desenvolvimento de sua rede de comunicações, é difícil incorporar a telemática usando apenas comunicações por celular”, disse Rodrigo. “Devido a isso, tentamos testar o máximo possível de locais durante a fase um para determinar se precisaríamos do suporte de redes adicionais.”

Felizmente, os testes realizados nas zonas de trabalho (incluindo as áreas rurais) foram um sucesso. “O sistema funcionou sem problemas transmitindo e processando dados do portal do ClearSky para a API da Sullair”, afirmou Claudio Rojas, gerente distrital de serviços para a América do Sul da JLG.

Fase dois: monitoramento de um grande cliente no local

A fase dois do programa envolveu o monitoramento de uma das maiores contas da Sullair no local de trabalho, o que representou até 40 máquinas – incluindo elevadores de lança e manipuladores telescópicos. O monitoramento de um único local facilita a determinação dos benefícios da implementação em uma escala ainda maior. Ele também permite que a Sullair compartilhe alguns dos dados coletados com seus clientes.

“A operação com telemática nos proporciona uma enorme vantagem em termos de programação e eficiência”, comentou Rodrigo. “Cada aumento na coleta e diagnóstico de dados melhora nosso valor para nossos clientes, assim como a imagem geral da Sullair Argentina.”

O maior obstáculo para o projeto foi a instalação e entrada em operação do ClearSky em máquinas do sul da Argentina à zona da Patagônia. Devido à pandemia do COVID‑19, os representantes de serviços da JLG não puderam se deslocar para proporcionar treinamento e suporte presenciais para instalação. Felizmente, a empresa conseguiu superar esse desafio.

“A JLG tem uma série de manuais com instruções que incluem a solução de problemas para dispositivos com o ClearSky”, afirmou Claudio. “Isso permitiu à Sullair instalar todos os dispositivos corretamente sem ter um representante de serviços da JLG no local.”

Como a telemática melhora o gerenciamento de frotas

Existem diversos benefícios no uso da telemática ClearSky. Primeiramente, ela ajuda a aumentar a utilização por meio da melhoria do tempo de atividade e da otimização da receita potencial pela captura das horas que podem ser cobradas. Ela também ajuda a reduzir solicitações de manutenção desnecessárias e outras despesas relacionadas a manutenção. Por outro lado, também pode levar a um aumento do tempo de atividade, por meio da detecção precoce de problemas de manutenção.

A telemática também pode melhorar a segurança por meio do conhecimento preciso de onde os equipamentos estão em campo e como estão sendo usados. A análise e a melhoria da eficácia operacional com uma coleta aprimorada de dados pode ajudar a determinar o melhor equipamento para cada tarefa. Isso ajuda a aumentar a produtividade em campo e, ao mesmo tempo, a melhorar a satisfação geral dos clientes com os equipamentos.

“Sabemos que há grandes projetos de construção ocorrendo no Cone Sul, especialmente no Chile e na Argentina”, comentou Claudio. “Os clientes estão solicitando a telemática para ter uma melhor compreensão de como suas máquinas estão operando nesses projetos. Com nossa solução de telemática, as informações das máquinas são facilmente coletadas de forma remota, para ajudar as empresas de aluguel a diminuir seus custos e, ao mesmo tempo, aumentar seu valor.”

Integração de controle de acesso e leitor de analisador remoto

Control de acceso

Dois novos recursos - Controle de Acesso e Leitor Analisador Remoto (RAR) - recentemente integrados ao ClearSky, trazendo valor de próximo nível para todo o portfólio de soluções conectadas da JLG.

O controle de acesso permite que os proprietários vejam quem está operando a máquina e pode negar o acesso a indivíduos que não são treinados ou autorizados a usar o equipamento. O RAR fornece informações importantes para a preparação para o serviço e garante que os técnicos cheguem com as peças e ferramentas corretas para fazer o trabalho correto na primeira vez.

“Esses novos aplicativos fornecem às locadoras uma solução completa de gerenciamento de frota, onde podem controlar vários produtos remotamente”, disse Rojas. “Tanto o Controle de Acesso quanto o RAR estão agregando mais valor ao maximizar o tempo de atividade e reduzir os custos operacionais com dados em tempo real.”

Tanto o Controle de Acesso quanto o RAR são soluções preparadas para o futuro com a capacidade de se adaptar, expandir e aprimorar com novas atualizações. Isso permite que os clientes obtenham informações atualizadas e precisas, independentemente da idade de sua frota.

ClearSky, uma solução para empresas de locação

De acordo com Rodrigo, a plataforma ClearSky oferece um ambiente amigável para o monitoramento de máquinas enquanto são recebidos dados de desempenho e manutenção para cada máquina. Durante o programa-piloto, vários recursos do ClearSky foram atualizados e adicionados à plataforma. Isso proporciona à Sullair a confiança de que essa solução dinâmica continuará evoluindo conforme novas tecnologias forem aplicadas.

Rodrigo acha que a telemática é um importante passo em direção à análise de big data. E, com a América Latina tendo uma cultura voltada para o cliente, temos um longo caminho a percorrer para fortalecermos os relacionamentos com os clientes por meio do fornecimento de respostas e soluções proativas com base nos dados coletados das máquinas.

“A vasta quantidade de dados que podemos coletar com a telemática ClearSky nos permite aprender o comportamento de nossas máquinas e como elas estão sendo usadas por nossos clientes”, disse Rodrigo. “Acho que todo o setor começará a dar passos firmes na direção da adoção dessa nova abordagem para os negócios – caso contrário, ficará para trás.”

More Articles from Construção Latino Americana
Vendas da Volvo CE crescem no primeiro trimestre
Nos três primeiros meses de 2021, as vendas líquidas da Volvo CE aumentaram 23%
Nova escavadeira Liebherr R 928 G8
Nova adição à família da geração 8
Enel Green Power cancela contrato com Tozzi Latam
Da empresa de energia querem continuar o trabalho mantendo o pessoal atual para dar continuidade às obras.