Solução permeável

03 June 2011

Concreto Permeable

Concreto Permeable

As mudanças climáticas são um dos principais debates hoje em dia e o setor da infraestrutura não deixou de lado essa preocupação. O rubro da construção tem experimentado vários ajustes no seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, novos produtos começaram a surgir para facilitar esta tarefa de cuidar o meio-ambiente.

Nesse sentido, uma das grandes novidades vem com o objetivo de solucionar as inundações provocadas pelas frequentes tormentas que atingem muitas cidades do mundo e que nos últimos meses provocaram importantes danos em diversos países da América Latina, como Brasil, Colômbia y Venezuela.

A solução, que acaba de ser estudada no Brasil pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), é o pavimento permeável, tecnologia que já é utilizada em outras partes do mundo, como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. O sistema permite a infiltração de água para o solo.

A camada de base granulada do piso funciona também como um filtro para chuvas, diminuindo assim a contaminação, além de atrasar a chegada da água desde o terreno ao sistema de drenagem, fato que está chamando a atenção de grandes projetos, como supermercados e shoppings.

A camada de revestimento dos pavimentos permeáveis, nos sistemas à base de cimento, pode ser feita utilizando concreto poroso moldado in loco ou peças pré-moldadas de concreto.

É importante lembrar que a urbanização das cidades acarreta a impermeabilização das superfícies. As ruas asfaltadas, o crescente número de construções e a redução das áreas verdes dificultam a drenagem da água ao solo e o retorno ao lençol freático. Isso provoca mudanças no leito dos rios e dos canais, aumentando o volume das águas e a frequência das inundações.

O uso do pavimento permeável traz benefícios à Natureza ao reduzir os impactos das correntes superficiais e o acumulo de dejetos de diversos tipos na superfície das ruas, calçadas e estacionamentos. Este tipo de pavimento também colabora reduzindo a erosão.

Uso adequado

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) acaba de lançar uma cartilha com orientações sobre o uso adequado do sistema de pavimento permeável. O manual está disponível no site do projeto Soluções para Cidades, www.solucoesparacidades.org.br . É importante lembrar que a ABCP é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em investigações do rubro da construção. A organização atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados a disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL