Segurança e produtividade na reforma de pontes

01 December 2020

Aquajet_Bridge1

Hidrodemolição aumenta produtividade e a segurança.

Todos os dias nos Estados Unidos, 188 milhões de veículos passam por pontes estruturalmente deficientes. A cada ano, centenas de pessoas ficam feridas ou mesmo morrem por causa da infraestrutura em decomposição.

Das 614.384 pontes nos EUA, quase 40% têm 50 anos ou mais, e 9,1% têm necessidade crítica de reforma. Uma estimativa recente prevê o valor necessário de US$ 123 bilhões para a reabilitação de pontes.

Quando chegar o financiamento da infraestrutura, as empreiteiras deverão estar preparadas com as opções mais rápidas e produtivas para assumir a carga de trabalho pesado e urgente.

Cada vez mais pessoas recorrem aos robôs de hidrodemolição e às máquinas de demolição por controle remoto como solução. A escassez de trabalhadores, o aumento nas reclamações trabalhistas e o aumento dos prêmios de seguro levam o custo do equipamento a se tornar aceitável.

Grandes vantagens

As máquinas robóticas e com controle remoto trazem mais segurança, produtividade e eficiência para remover o concreto e as barras de reforço, em comparação com as ferramentas manuais, as miniescavadeiras e as retroescavadeiras.

Por exemplo, os inovadores robôs de hidrodemolição podem eliminar até 74 metros quadrados de plataforma de ponte a uma profundidade de 10 centímetros em apenas uma hora. É uma fração do que levaria uma equipe de trabalhadores com martelos rompedores pneumáticos.

Brokk_Bridge_Night

Operação por controle remoto em reforma de ponte.

À diferença das ferramentas manuais e as escavadeiras equipadas com implemento de demolição, os robôs de hidrodemolição praticamente eliminam a possibilidade de microfraturas e danos não intencionais durante a reforma de pontes. Os jatos de água de 20.000 psi eliminam rapidamente as camadas de concreto, porém deixando ilesos e limpos os vergalhões de aço. Não é necessário dedicar mais tempo a contornar com cuidado os vergalhões, porque a água a alta pressão não os danifica, embora seja devastadora para o concreto. O método também não produz vibrações, o que elimina a possibilidade de microfraturas que podem vir a minar a estabilidade da ponte.

Brokk_Bridge_Day

Recrutar trabalhadores jovens fica mais fácil com robôs e controles remotos.

Alternativamente, uma máquina de demolição por controle remoto equipada com um acessório rompedor e controlada por um operador e um observador pode romper 0,2 metro quadrado de concreto do tabuleiro principal da ponte em 15 minutos. A mesma área na mesma quantidade de tempo demandaria três trabalhadores com ferramentas de mão.

As máquinas controladas por controle remoto reduzem os custos de mão de obra em 33$, realizam o trabalho mais rapidamente e reduzem muito o risco de lesões. Além disso, é muito mais fácil recrutar trabalhadores jovens para operar máquinas controladas à distância e robôs de hidrodemolição do que para operar ferramentas manuais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL