SKIC continua a inovar

Sandro Tavonatti09

Há muitos anos, o grupo Sigdo Koppers promove desenvolvimentos e inovações em todas as suas subsidiárias, buscando sempre mais eficiência, produtividade e segurança para seus trabalhadores.

Nesse sentido, destacam-se as diversas iniciativas realizadas pela Sigdo Koppers Engenharia e Construção (SKIC), empresa que busca constantemente estar na vanguarda com novas tecnologias e que no final do ano passado adquiriu o primeiro robô Spot da América Latina . Prototipo da Boston Dynamics foi projetado para operar em locais onde um ser humano não pode (ou deve) chegar devido a problemas de espaço ou riscos que possam existir no ambiente, e que permitirá à empresa uma medição mais oportuna e de seus projetos,otimizando assim a gestão dos seus processos construtivos, entre outras coisas.

Para saber mais sobre como o SKIC aborda a inovação, CLA conversou com Sandro Tavonatti, CEO da empresa, que destaca que um dos principais focos da empresa é a perspectiva de longo prazo. “Você não tem que olhar para três ou cinco anos, você tem que olhar para 20, com ideias realmente inovadoras”, diz ele.

Para o executivo, um dos fatores essenciais para ter feito esse investimento é a segurança dos trabalhadores. “Temos 15 mil pessoas trabalhando, expostas a riscos, sendo a pandemia mais um fator”, afirma. É importante lembrar que um mercado de extrema importância para o SKIC é a mineração, onde se sabe que o clima e as condições hostis implicam em uma série de riscos à saúde ocupacional. “Trabalhar a uma altitude de 5.000 metros com -20 ° pela manhã e 30 ° durante o dia requer um nível muito especial de operadores para suportar este treinamento. Isso nos obrigou a buscar uma alternativa que nos permitisse coletar o máximo de dados possível e processá-los em outro lugar que não no projeto ”, adiciona Tavonatti.

Da mesma forma, as tarefas do Spot baseiam-se na obtenção de dados de terreno através de inspeções sistematizadas e semiautomáticas, para estimar o andamento da construção das obras por meio de comparações temporais ou contra informações de projeto, e desta forma, apoiar na geração de estados, estados de andamento e pagamentos . Empresa está constantemente inovando e encontrando maneiras novas e mais sustentáveis ​​de fazer as coisas.

Integração

A Spot tem a capacidade de navegar em terrenos complexos, subir escadas e evitar obstáculos, acessando, coletando dados de forma rápida e eficiente, permitindo à empresa uma análise mais completa do andamento de um projeto e otimizando o monitoramento da construção e a colaboração no local. Mas a inclusão de novas tecnologias traz consigo outros desafios importantes, um deles é saber como integrar esses dados no gerenciamento de dados. “É preciso ajustar muitos procedimentos internos, ter confiança na qualidade e segurança dos dados, das pessoas. Tivemos que criar um ambiente ad hoc para poder incorporá-lo aos projetos. Isso nos obrigou a implantar sistemas de medição de obras, levantamento de andamento, controle de custos, etc., que muitas vezes eram feitos manualmente. Estamos prestes a padronizá-lo como parte do nosso trabalho ”, afirma o executivo, que antecipa que a Spot já passou pelas etapas de teste de campo e que um plano piloto está sendo concluído em um dos projetos de mineração em que atua para a empresa.

Sem dúvida, os passos que a SKIC está dando em direção à inovação, tanto na aquisição de novas tecnologias quanto no seu desenvolvimento, serão replicados por outras empresas, fato que Tavonatti comemora. “Acredito que hoje a universalidade da inovação é a chave para que possamos falar não de primeiro, segundo e terceiro mundo, mas de um planeta mais sustentável e que depende da vontade das empresas. Queremos, pelo menos, contribuir com aquele grão de areia ”, finaliza.

Veja o video da entrevista

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL