Reforma da ponte utiliza 3 mil toneladas de aço no Espírito Santo

Iniciadas em julho do ano passado, as obras de ampliação da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, também conhecida como Terceira Ponte – que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo - e da construção da Ciclovia da Vida têm avançado em um bom ritmo e devem ser finalizadas em maio de 2023.

Foto: Semobi/ES

Inaugurada em 1989, o cartão postal de Vila Velha conta com duas faixas de rolamento para veículos em cada sentido em seus 3.300 metros de extensão. No projeto original, o aço foi utilizado para concepção do tabuleiro central com vão que supera 200 metros entre pilares. Com o rearranjo das faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, com 2,80 metros e as proteções centrais e laterais também serão estreitadas. Já as pistas laterais se destinarão ao uso exclusivo do transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. As reformas utilizam 3 mil toneladas de aço no total.

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a construção da ciclovia, toda concebida em aço (steel deck, vigas e gradil) serve como forma de destacar a utilização do insumo em grandes obras de infraestrutura, como uma alternativa aos sistemas construtivos convencionais.

O uso do steel deck que consiste em uma laje composta por uma telha de aço galvanizado, perfilada e com nervuras, e com uma camada de concreto, ainda contribui para a racionalização de recursos e agilidade de execução da obra.

Ao todo, 209 toneladas de aço steel deck foram fornecidos. No caso da Terceira Ponte, o aço também foi o material escolhido por conta da leveza, facilidade de instalação, sem interrupção do tráfego, e menor peso próprio transferido à estrutura original.

O projeto em andamento ainda consiste na construção de uma ciclovia dos dois lados, antes inexistente, e um rearranjo das faixas no tabuleiro, passando de 2 para 3 metros em cada sentido.

O Governo Federal do Espírito Santo ressalta que o projeto, com valor de R$ 127 milhões, irá aumentar a capacidade de fluxo de veículos na ponte em torno de 40%. As ciclovias ainda receberão grades de proteção contra suicídio, uma demanda grande da sociedade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL