Se há um tema que está em voga hoje, principalmente no âmbito da recente COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ocorrida entre 31 de outubro e 12 de novembro, é a meta de emissões líquidas de carbono zero. Embora a América Latina ainda esteja um pouco atrás nesses aspectos, globalmente muitos empreiteiros do setor de construção vêem o investimento em nova tecnologia de motores como a maneira mais fácil e rápida, mesmo que não seja a mais barata, de reduzir sua pegada de carbono.

Para empreiteiros que procuram adquirir novos equipamentos de construção ou atualizar suas frotas existentes, novos avanços e melhorias nos motores a diesel e a gasolina podem permitir que façam a transição para equipamentos de baixo carbono da maneira que melhor suporte suas operações.

Motor diésel de control electrónico D902-K de Kubota. Motor a diesel Kubota D902-K controlado eletronicamente.

No entanto, esses novos avanços tecnológicos também envolvem decidir qual motor comprar, algo que se torna um pouco mais complexo.

Além da potência do motor, custos de manutenção e despesas iniciais, os compradores de equipamentos de construção agora estão prestando mais atenção aos tipos de combustível do motor, eficiência e sistemas de pós-tratamento.

Conforme mencionado, a América Latina ainda está no circuito regulando a emissão de motores de equipamentos de construção.

Por exemplo, enquanto as tecnologias Estágio V e Final Tier 4 estão em voga na Europa e nos Estados Unidos, respectivamente, na região ainda são comercializadas máquinas equipadas com motores Tier 2 e 3. E é esse combustível na América Latina, em termos gerais , tem muitas partículas poluentes quanto às novas tecnologias.

Da mesma forma, existem outras exigências em termos de manutenção e pós-tratamento, que inviabilizam os novos motores.

Não obstante o anterior, é importante estar atento aos últimos lançamentos e quais são as tecnologias que podem ser obtidas nos mercados mais desenvolvidos (e espero que mais cedo ou mais tarde na região), e é justamente esse o objetivo deste artigo - Um breve olhar sobre as últimas notícias dos fabricantes de motores.

Estágio V

Uma das novidades da Yanmar, por exemplo, vem da mão de seu motor diesel 4TN86CHT, que oferece menor consumo de combustível e fornece 55,4 kW de potência, 14% a mais que motores com a mesma cilindrada de 2,1 litros na gama de motores TNV da empresa .

Descrito como ‘limpo’, o motor de 4 cilindros resfriado a água atende aos padrões de emissão do Estágio V e Tier 4 e é equipado com um sistema de filtro de partículas diesel para capturar a fuligem do escapamento do motor.

Além de ser mais ecologicamente correto, Yanmar diz que isso ajuda a manter o motor funcionando em “altas altitudes e baixas temperaturas, e em todas as condições de trabalho, de cargas leves a cargas pesadas”.

Los motores 448 de JCB están disponibles en cuatro nodos de potencia de 81 a 129 kW. Os motores JCB 448 estão disponíveis em quatro nós de potência de 81 a 129 kW.

O tamanho compacto do motor 4TN86CHT, que entrou em produção em massa em abril de 2021, significa que a produção do sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento aumentou e que os empreiteiros podem usar o modelo com suas máquinas existentes.

Da mesma forma, a nova linha de motores compatíveis com o Estágio V da JCB Power Systems foi projetada para aplicações fora de estrada, tanto em equipamentos de construção estacionários e móveis quanto em geradores.

Os 448 motores estão disponíveis em quatro nós de potência de 81 a 129 kW e têm saídas de torque máximo variando de 516 a 690 Nm.

Segundo a empresa, os novos modelos 448 foram pensados ​​para oferecer a máxima eficiência e menor consumo de combustível e, consequentemente, emissões de CO2.

Além de corresponder ao desempenho de seus modelos 430, os motores 448 da JCB também apresentam um sistema de pós-tratamento flexível montado no motor, que reduz a quantidade de emissões de óxido de nitrogênio (NOx).

Os motores 448 são projetados de forma compacta com pontos de conexão comuns ao cliente, permitindo que os empreiteiros instalem facilmente os modelos em seus equipamentos de construção.

Para equipamentos compactos

Para os interessados ​​em motores menores, a Kubota Business Unit Engine Europe (BUEE) desenvolveu recentemente o motor diesel D902-K controlado eletronicamente, que oferece melhor desempenho e 5% menos consumo de combustível em comparação com seu modelo D902.

Programado para entrar em produção em massa em 2022, o novo Kubota D902-K de 3 cilindros tem potência nominal de 18,5 kW a 3.600 rpm e faz parte da linha de motores Super Mini do fabricante.

Ele apresenta uma nova câmara de combustão TVCR com um novo sistema common rail, que permite que o motor diesel de 0,9 litro seja usado como um substituto para os modelos convencionais controlados mecanicamente, diz Kubota.

Motor 4TN86CHT de Yanmar. Motor 4TN86CHT da Yanmar.

Ele usa protocolos de comunicação CAN (Controller Area Network) para coletar dados do motor e ajustar os parâmetros operacionais em tempo real.

Sem a necessidade de um sistema de pós-tratamento, o D902-K tem o mesmo tamanho de seu modelo irmão mecânico, o D902.

Gasolina

O novo motor a gasolina Vanguard V-Twin de 29,9 kW da Briggs & Stratton oferece aos proprietários e usuários do equipamento uma economia de combustível de até 25%.

A característica definidora do motor Estágio V é que ele usa uma combinação de tecnologias de Injeção Eletrônica de Combustível (EFI) e Controle Eletrônico de Aceleração (ETC).

A Briggs & Stratton diz que seu Vanguard ETC mantém a potência do motor ao se ajustar instantaneamente às atividades da máquina, ao mesmo tempo que permite que seja usado com equipamentos remotos ou não tripulados. De acordo com a empresa, a tecnologia ETC fornece desempenho mais uniforme conforme mais carga é aplicada. Além disso, ao combinar EFI e ETC, oferece uma alternativa eficiente ao diesel para uma ampla variedade de aplicações.

O Vanguard V-Twin 29,9 kW pode ser usado com veículos utilitários e equipamentos de construção menores e não requer um sistema de pós-tratamento ou filtros de partículas de diesel.

De acordo com a empresa, esses motores são mais silenciosos do que modelos similares a diesel e, portanto, podem ser usados ​​com mais facilidade em ambientes urbanos.

O mais recente em hidrogênio
El nuevo motor Vanguard V-Twin de 29,9 kW de Briggs & Stratton. O novo motor Vanguard V-Twin de 29,9 kW da Briggs & Stratton

Embora o diesel e a gasolina continuem sendo o coração da indústria, nos últimos anos tem havido um foco crescente no hidrogênio.

O primeiro motor a hidrogênio da Deutz, o novo TCG 7.8 H2, está atualmente passando por um teste piloto antes de entrar em produção total em 2024, mas a empresa supostamente passou nos testes iniciais com sucesso e “atende a todos os critérios. Critérios estabelecidos pela UE para motores com emissão zero de CO2” .

Com uma potência de saída de 200 kW, funciona sem carbono e é muito silencioso. Embora o equipamento possa ser adequado para todas as aplicações atuais da Deutz, a empresa examinará o desempenho do modelo inicialmente em equipamentos de geração de energia estacionários.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL