Recorde de vendas de equipamento de construção em 2021

As vendas globais de equipamento de construção aumentaram 10% em 2021 para um novo recorde de 1.196.000 unidades, de acordo com o estudo recentemente actualizado da Global Volume & Valor Service da Off-Highway Research. Espera-se uma queda de 5% na procura este ano, mas isso ainda daria a 2022 o segundo maior volume de vendas de que há registro.

“A combinação de taxas de juro baixas, despesas de estímulo em infra-estruturas e preços elevados de mercadorias no ano passado foi uma combinação sólida para o mercado do equipamento de construção. A construção residencial está em expansão, há uma forte procura de equipamento mineiro e o atraso das infra-estruturas parece sólido”, explicou o director-geral de Investigação Fora de Estrada Chris Sleight.

Todos os principais mercados do mundo cresceram no ano passado, com excepção da China. Algum do crescimento mais forte foi observado na América do Norte (até 25%) e na Europa Ocidental (até 22%), enquanto que os mercados emergentes, excepto a Índia e a China, subiram 24%.

“As vendas de equipamento na China têm evoluído a um ritmo diferente para o resto do mundo desde o início da pandemia da covida. A China implementou rapidamente o estímulo no início da pandemia global em Março de 2020. Como resultado, viu um crescimento de 30% nas suas vendas de equipamento nesse ano, para levar o mercado a volumes não vistos numa década”, informou Sleight.

Contudo, este impulso de estímulo secou rapidamente e as vendas de equipamento começaram a cair no segundo trimestre de 2021. “Embora a recessão tenha sido acentuada, os volumes extremamente elevados de equipamento vendido no primeiro trimestre tiveram um efeito compensatório, e o mercado como um todo caiu apenas 6% globalmente em 2021”, disse o executivo.

As perspectivas para este ano continuam optimistas, esperando-se um maior crescimento das vendas de equipamento em muitos países, mais uma vez com excepção da China. “Como tem sido amplamente noticiado, a procura de equipamento de construção a nível mundial é muito mais elevada do que a oferta disponível pode satisfazer, enquanto que os estrangulamentos no transporte marítimo são um factor indesejável que contribui para longos prazos de entrega. Muitos fabricantes relatam que estão esgotados até 2022, pelo que esperamos que as vendas globais de equipamento se mantenham a níveis elevados ao longo do ano”, disse Sleight.

“No entanto”, acrescentou, “há riscos claramente descendentes. A inflação e a perspectiva de subida das taxas de juro têm sido factores durante vários meses e podem ser um entrave ao crescimento. Mais recentemente, a invasão russa da Ucrânia e as sanções internacionais daí resultantes exacerbaram esta situação. É demasiado cedo para dizer como os factores geopolíticos e económicos se irão desenrolar, mas não há claramente quaisquer aspectos positivos a retirar de uma situação tão terrível”.

Webinar para discutir resultados de estudos da Off-Highway Research

As conclusões do ano passado e as perspectivas actualizadas da Investigação Fora de Estrada serão discutidas no webinar Global Off-Highway Briefing a 29 de Março. Mais detalhes estão disponíveis no website.

Reservar por pagamento com cartão de crédito na loja online Off-Highway Research aqui.

Se precisar de pagar pela American Express, reserve através da loja online da KHL aqui.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL