Reciclagem de Concreto ganha cada vez mais força no Brasil

Basta uma busca rápida sobre o tema na internet, para perceber a amplitude que o movimento ganhou nos últimos anos.

Dentre os vários motivos está ideia de que assim reduz-se fortemente o impacto ambiental. Do montante de resíduos gerados pela construção civil, o concreto detém o maior volume em material descartado.

Boletim divulgado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que com a crescente tendência de maior atenção nas preocupações ambientais, a reciclagem de concreto permite o reaproveitamento dos entulhos e, ao mesmo tempo, mantêm os custos de construção cada vez mais baixos. No passado, esses entulhos seriam automaticamente descartados em aterros sanitários.

A riqueza da reciclagem está no fato de que o concreto pode ser triturado em: areia; brita; pedrisco; e bica corrida.

De acordo com estudos da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em torno de 2% a 3% da produção de uma concreteira acaba sendo descartada como resíduo.

O lastro fica entranhado no interior da betoneira para mistura de agregados após o descarregamento total do concreto, enquanto a sobra passa a ser qualquer volume residual não descarregado na obra e devolvido à concreteira.

Foi levantado que no lugar de descarte do lastro e da sobra, é recomendado que, em busca de maior competitividade, ocorra a reciclagem, uma vez que quase todos os tipos de concreto podem ser reciclados (como o endurecido e o fresco), excluindo os concretos especiais como o pigmentado e o de adições de fibras.

Economia

A expectativa de ganho com a reciclagem de concreto é uma redução de cerca de 30% no custo do material obtido (pó de pedra e bica corrida) em relação ao obtido em jazidas.

Por efeito da menor homogeneidade dos resíduos processados, aconselha-se que haja um reaproveitamento como agregado para revestimento ou argamassa de assentamento. O procedimento pode ser feito em uma espécie de minicentral de processamento, onde o material é encaminhado por dutos, e triturado para ser naturalmente utilizado como agregado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL