Quellaveco avança na impermeabilização de barragens

By Luciana Guimaraes18 June 2021

Quellaveco

A jazida de Quellaveco, no Peru, possui uma barragem de rejeitos que está sendo impermeabilizada para captar água dos processos da mina. Diante disso, a Soletanche Bachy Peru (SBP), empresa responsável por essas obras, revelou que trabalho de impermeabilização estão 88% concluídas.

O objetivo deste trabalho é que a água utilizada nas operações da mina e que é transportada para esta barragem, não possa ser filtrada através da parede, mas ao mesmo tempo possa ser captada e reutilizada. Por esta razão, dois disjuntores foram construídos; onde cada uma delas é impermeabilizada por meio de perfurações nas rochas e sua posterior injeção de água, cimento e bentonita, para que a mistura circule pelas fissuras, gerando uma película impermeabilizante.

O primeiro quebra-vazamentos, com 80% de impermeabilidade, é projetado para conter o rejeito produzido na mina, capturando o líquido da lagoa de decantação para posterior reaproveitamento. Em seguida, a barragem é preenchida com água filtrada da primeira barragem, sendo encaminhada para o segundo quebra-vazamento que possui 100% de impermeabilização.

Nesse sentido, o sistema Spice tem ajudado nesses avanços, pois é um software que registra em tempo real os volumes e a pressão do líquido a ser tratado. “Com esses parâmetros, sustenta-se que as obras de injeção atendam às especificações técnicas do projeto. Ele monitora e interpreta os gráficos obtidos, validando se o processo é eficaz e correto nesse tipo de trabalho complexo ”, disseram da SBP.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Bombas: Trabalho em pedreiras
Para obter resultados ideais, é essencial usar as bombas corretas.
A importância do Impulsor
BBA Pumps lança seu impulsor de canal de parafuso KS, que é projetado para evitar entupimento e vibrações em suas bombas de esgoto.
Coluna Sobratema: Tempos de renovação
A renovação das frotas de equipamentos deu um novo impulso ao mercado brasileiro. Escrito por Eurimilson Daniel.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL