Primeira Nordplant na América do Sul

03 October 2018

Los Trigales, no Paraguai, acresce 80 mil toneladas mensais de agregados com nova máquina Metso. 

Los Trigales, grupo empresarial que se dedica ao transporte, construção e produção de agregados, com operações no Paraguai e outros países da região, recentemente pôs em operação sua nova britadora Nordplant, da Metso. O equipamento, primeiro de sua categoria na América do Sul, permitirá à empresa acrescentar 80 mil toneladas mensais de agregados à sua produção, somando assim 960 mil toneladas à produção anual.

Nordplant Los Trigales9

O equipamento permitirá à empresa acrescentar 80 mil toneladas mensais.

O desafio que a empresa enfrentava era o de aumentar de maneira ostensiva e sólida sua produção de agregados de alta qualidade, adotando alguma tecnologia que fosse sustentável no tempo. Assim decidiu-se pelo investimento na marca finlandesa. “Esta é uma planta estratégica para as operações do grupo, e a Metso esteve à altura, já que montou a solução em dois meses e nos economizou 40% de custos de montagem”, afirma Omar Bustos, presidente do Grupo Los Trigales.

Seleção

Visto que a Los Trigales precisava de uma solução que pudesse proporcionar-lhes segurança em aspectos tão diversos como a qualidade do material produzido, uma maior produção anual e manutenção rápida e fácil, os especialistas da Metso junto ao cliente determinaram que a Nordplant 5.1 cumpria com os requisitos e seria a melhor solução para os problemas apresentados.

O conjunto contempla uma etapa de britagem primária com mandíbula C120 e um alimentador heavy duty VF561-2V. Depois disto, a Metso montou uma peneira Scalper para remoção e classificação de finos. “Esta última é ideal para o projeto, devido às características do material processado e o conteúdo de umidade presente na jazida mineral, assegurando assim um produto final livre de contaminantes de alta qualidade”, afirma Eliana Rodríguez, distribution business director Pacific Rim da Metso. A planta de britagem e classificação tem na britagem secundária e terciária cones HP300 (os equipamentos da empresa mais testados pelo mercado, com mais de 3 mil unidades instaladas) e mais duas peneiras de classificação.

A Nordplant 5.1 foi selecionada – entre outras coisas – porque permite que a montagem se realize no menor tempo possível e com um único ponto de contato. Segundo indica a executiva, “com o modelo tradicional, a instalação demora pelo menos seis meses, e além disso se requer um investimento em design e implementação elétrica, mecânica e obra civil com mais de um fornecedor. Já com a Nordplant é uma solução plug and play, dado que a Metso toma o projeto e o entrega já em condições excelentes de operação sem qualquer inconveniente”.

1

A Nordplant 5.1 foi escolhida porque permite montagem rápida e com um único ponto de contato.

Rodríguez acrescenta que “esta planta é a solução que se adaptava aos requisitos de produção e qualidade (forma, granulometria, baixos índices de contaminação) demandados pelo cliente. O desenvolvimento deste produto se deve ao trabalho de campo e teórico na engenharia de sistemas, o que implicou em escutar os nossos clientes e suas necessidades. É por isso que os conjuntos fixos Nordplant representam uma economia de tempo na engenharia, instalação e obras civis. Além disso, é muito eficiente nos arranjos de produção, de modo a assegurar versatilidade e boa qualidade”.

“Estamos à espera dos resultados, e vamos ver como se desenvolve este ano no plano econômico, para avaliar a possibilidade de aumentar nossa produção através da integração da Nordplant em nossa pridução”, diz Omar Bustos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL